Sob égide da Constituição Federal de 1988 — norma de maior hierarquia responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico —, saúde, conforme o artigo 6, é assegurada como direito social à população. Aplicação dessa norma destoa da realidade do Brasil, uma vez que relevante parcela das crianças é afetada pela ansiedade devido à tecnologia. Dessa maneira, a fim de combater tal questão (Vírgula) é imperioso debater sobre as causas que as manifestam a saber da: inoperância governamental e a lacuna midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Precipuamente, é fulcral pontuar a indiligência estatal nos moldes predominantes do Brasil. Nesse sentido, é lícito ressaltar a baixa eficiência nas leis que garantem a limite digital como fator que potencializa ansiedade sofrida por esse grupo. Nesse paralelo, para o autor Manoel Barros na obra ¨ Teologia do Traste¨, cuja principal característica reside em dar valor as situações amiúdem esquecidas ou ignoradas. Analogamente, fora da ficção, o Estado brasileiro não se comporta como a lógica barrosiana, de modo que não promove medidas para garantir (Cuidado com essa afirmação), com efeito, a diminuição do atormento enfrentado pelas crianças.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a influência dos meios digitais é outra faceta antagônica que atua como mola impulsionadora do revés. Para Chimamanda Adichie mudar o ¨status quo¨ — alterar o estado das coisas — é sempre penoso. Essa conjuntura pode ser observado no papel midiático no alerta sobre o uso excessivo da tecnologia feito por esse grupo, uma vez que ela auxilia na propagação de ideias. Diante do exposto, pode-se afirmar que a maioria dos meios digitais não contribuem na busca pela prática controlada da internet.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia é um tema relevante e carece de soluções. Para tanto, urge o governo órgão responsável por garantir a condição de existência de todos, deve prover apoio psicológico para essas crianças que sofreram com a demasia digital, por meio de investimentos e exercícios das leis, a fim de sanar o descanso existentes no cotidiano desse grupo. Concomitantemente, cabe o Ministério da Cultura em associação a indústria cinematográfica, bem como a criação de curtas-metragens, para conscientizar a sociedade a respeito da luta contra o excesso digital e o seu papel para o livramento das amarras sociais. Espera-se, com isso, um Brasil que respeite os transmites de sua Constituição Federal. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |