A relação entre crianças e tecnologia tem se tornado cada vez mais intensa na sociedade contemporânea. Nesse contexto, surge uma preocupação crescente sobre os efeitos dessa interação no desenvolvimento emocional e psicológico dos pequenos. Entre os desafios enfrentados, destaca-se o aumento da ansiedade, um fenômeno complexo e multifacetado que merece atenção especial.
Primeiramente, é importante compreender os fatores que contribuem para o crescimento da ansiedade entre as crianças em virtude do uso excessivo da tecnologia. Os dispositivos digitais, como smartphones, tablets e computadores, oferecem um mundo de possibilidades e entretenimento instantâneo, mas também podem criar um ambiente de hiper conectividade e pressão constante. A exposição a conteúdos inadequados para a faixa etária (Dê um exemplo), a pressão por aceitação nas redes sociais e a dificuldade em gerenciar o tempo de tela são apenas alguns dos elementos que podem desencadear ou agravar quadros de ansiedade.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a tecnologia muitas vezes substitui atividades que são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças, como o brincar ao ar livre, o contato social face a face e a prática de hobbies criativos. A falta dessas experiências pode limitar a capacidade das crianças em lidar com situações estressantes, tornando-as mais vulneráveis à ansiedade. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto relevante é a influência dos pais e educadores nesse cenário. Muitas vezes, a falta de orientação adequada sobre o uso responsável da tecnologia pode contribuir para o aumento da ansiedade infantil. É fundamental que os adultos estejam atentos aos sinais de desconforto emocional nas crianças e ofereçam suporte e orientação adequados para lidar com esses desafios.
Diante desse panorama, é necessário buscar estratégias eficazes para mitigar os efeitos negativos da tecnologia na saúde mental das crianças. Isso inclui a promoção de um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e atividades offline, o estabelecimento de limites claros em relação ao uso de dispositivos digitais e a criação de espaços seguros para que as crianças possam expressar suas emoções e preocupações. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Além disso, é fundamental investir em educação emocional nas escolas e nas famílias, capacitando as crianças a reconhecer e gerenciar suas emoções de forma saudável. Isso pode ajudar a fortalecer sua resiliência emocional e reduzir a vulnerabilidade à ansiedade.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia é um desafio complexo que exige uma abordagem multifacetada por parte da sociedade. É crucial reconhecer os fatores que contribuem para esse fenômeno, oferecer suporte adequado às crianças e promover práticas saudáveis de uso da tecnologia. Somente assim poderemos garantir um desenvolvimento emocional e psicológico positivo para as gerações futuras.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |