O Desafio da Ansiedade Infantil na Era Digital - Banco de redações


Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Enviada em: 02/06/2024

Status:

Corrigida
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A relação entre crianças e tecnologia tem se tornado cada vez mais intensa na sociedade contemporânea. Nesse contexto, surge uma preocupação crescente sobre os efeitos dessa interação no desenvolvimento emocional e psicológico dos pequenos. Entre os desafios enfrentados, destaca-se o aumento da ansiedade, um fenômeno complexo e multifacetado que merece atenção especial. 

Primeiramente, é importante compreender os fatores que contribuem para o crescimento da ansiedade entre as crianças em virtude do uso excessivo da tecnologia. Os dispositivos digitais, como smartphones, tablets e computadores, oferecem um mundo de possibilidades e entretenimento instantâneo, mas também podem criar um ambiente de hiper conectividade e pressão constante. A exposição a conteúdos inadequados para a faixa etária (Dê um exemplo), a pressão por aceitação nas redes sociais e a dificuldade em gerenciar o tempo de tela são apenas alguns dos elementos que podem desencadear ou agravar quadros de ansiedade.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, a tecnologia muitas vezes substitui atividades que são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças, como o brincar ao ar livre, o contato social face a face e a prática de hobbies criativos. A falta dessas experiências pode limitar a capacidade das crianças em lidar com situações estressantes, tornando-as mais vulneráveis à ansiedade. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outro aspecto relevante é a influência dos pais e educadores nesse cenário. Muitas vezes, a falta de orientação adequada sobre o uso responsável da tecnologia pode contribuir para o aumento da ansiedade infantil. É fundamental que os adultos estejam atentos aos sinais de desconforto emocional nas crianças e ofereçam suporte e orientação adequados para lidar com esses desafios.

Diante desse panorama, é necessário buscar estratégias eficazes para mitigar os efeitos negativos da tecnologia na saúde mental das crianças. Isso inclui a promoção de um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e atividades offline, o estabelecimento de limites claros em relação ao uso de dispositivos digitais e a criação de espaços seguros para que as crianças possam expressar suas emoções e preocupações. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Além disso, é fundamental investir em educação emocional nas escolas e nas famílias, capacitando as crianças a reconhecer e gerenciar suas emoções de forma saudável. Isso pode ajudar a fortalecer sua resiliência emocional e reduzir a vulnerabilidade à ansiedade.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia é um desafio complexo que exige uma abordagem multifacetada por parte da sociedade. É crucial reconhecer os fatores que contribuem para esse fenômeno, oferecer suporte adequado às crianças e promover práticas saudáveis de uso da tecnologia. Somente assim poderemos garantir um desenvolvimento emocional e psicológico positivo para as gerações futuras. 

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200