Na obra “O Apanhador no Campo de Centeio”, de 1951, o eu lírico reflete as mazelas da juventude e a ansiedade. Atualmente, no contexto brasileiro, esse fato tem alcançado proporções preocupantes por causa do uso excessivo da tecnologia e, por isso, é imprescindível analisar o tempo de uso de jovens crianças no celular e a perda de controle na juventude que esse vício causa.
Nessa perspectiva, o uso excessivo de smartphones para crianças e adolescentes está aumentando. O regulamento de tal prática é fundamental porque esse problema é uma das principais causas de depressão e ansiedade. Por isso, vale mencionar que jovens de 11 a 18 anos devem ficar em média três horas por dia na frente da tela, porém de acordo com o Common Sense Media, uma pessoa dessa idade fica pelo menos quatro horas apenas nas redes sociais (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, discute-se o fato de que as crianças de adolescentes estão cada vez mais viciados em tecnologia.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar o descontrole que esse vício pode causar, em que jovens agem de maneira rude e desrespeitosa. Um exemplo disso é no programa de TV brasileira “Supernanny” em que (Vírgula) em diversos episódios, o motivo pelo mal comportamento que as crianças eram por causa do uso excessivo da internet. Dessa maneira, tal tecnologia está se transformando em um causador de maus comportamentos para a juventude, se ela não for regulamentada.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade do fim do aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia. Para tanto, o Ministério da Educação-principal promotor da educação para crianças e adolescente brasileiros deve promover campanhas de conscientização por meio de ONGs (Desenvolva a sigla) e palestras educacionais para combater o vício em tecnologia. Tal ação incluir a divulgação de informações sobre os riscos à saúde mental associados à ansiedade causada pela tecnologia, com a finalidade de regular o problema. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |