Atualmente, a tecnologia desenvolveu novos usos, como pesquisas por informações e entretenimento, servindo como uma ótima ferramenta social. Porém, o uso recorrente do aparelho para entretenimento causa diversos problemas de saúde mental, afetando principalmente as crianças, (Justaposição) sem medidas de uso da tecnologia, seu desenvolvimento corporal e social durante sua juventude são desmotivadas.
Diante a isso, o uso indiscriminado de aparelhos tecnológicos causará problemas para a comunicação e a convivência delas em comunidade no futuro. Entre diversos fatores de risco, a insônia, irritabilidade e problemas de concentração podem surgir devido à ansiedade desenvolvida durante a utilização da tecnologia. Esse transtorno é causado pela falta de paciência que os usuários, como as crianças, adquirem ao usar diariamente esse recurso para todos seus objetivos. Por exemplo, ao pesquisar por uma informação na internet, a resposta é dada rapidamente, mas no convívio social dentro da sala de aula, a espera pela resposta angústia o aluno. (Importante apresentar a fonte das informações apresentadas)
Portanto, conforme o empresário Bill Gates, “A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir trabalhar juntas, um professor é um recurso mais importante”. No referente, a escola é o principal contato externo que a criança recebe. Porém, a ansiedade adquirida pelo uso extremo da tecnologia afeta essas relações, causando fobia social e isolamento durante a infância. A comunicação nas redes sociais e dentro da sala de aula, (Sem vírgula) são diferentes, na primeira o indivíduo consegue ignorar e bloquear usuários, enquanto na sala de aula, debates e apresentações presenciais são realizadas sem a modalidade de não escutar o próximo.
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que as instituições como o ministério da educação, MEC, devem proibir o uso dos celulares dentro das salas do fundamental. Além disso, analisar a ansiedade das crianças em sala de aula devido ao vício da tecnologia e aconselhar os responsáveis sobre como solucionar esse comportamento com rotinas de uso. Dessa forma, conscientizando os indivíduos e diminuindo o quadro de ansiedade na infância. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser fundamentadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |