A música “Man In The Mirror”, do compositor americano Michael Jackson, relata a importância da inclusão social em todos os sentidos. Nessa lógica, é visível que existe uma falha na inclusão dos deficientes visuais na educação no Brasil, ou seja, há uma grande limitação na educação de pessoas com esse problema, fazendo com que elas não consigam atingir o seu máximo potencial. Dessa forma, a falta de estrutura no ensino para esse grupo e falta de informação sobre a maneira de como educar essa comunidade, (Sem vírgula) são duas causas desse problema.
Primeiramente, a falta de estrutura no ensino para esse grupo é uma razão para esse problema ainda percorrer na sociedade brasileira contemporânea. No Brasil, existe o sistema do Braille, que consiste em um sistema de leitura tátil para pessoas com baixa visão ou completamente cegas. Entretanto, esse modelo não é o suficiente, pois ele pode não estar presente em todos os lugares em que as pessoas com deficiência visual frequentam. Outro problema, (Sem vírgula) é que nem todos os livros têm adaptação para o Braille, fazendo com que haja uma falta de material para o funcionamento da educação. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a falta de informação sobre como educar essa comunidade é outra razão para essa questão ainda existir. Helen Keller era uma escritora americana que havia uma doença que deixou ela completamente cega e surda, porém desenvolveu um método para se comunicar com as pessoas que consistia em colocar a mão na boca do indivíduo e sentir por meio do tato, as palavras. Contudo, trazendo para a realidade do Brasil, percebe-se que não há uma estrutura o suficiente para utilizar essa metodologia para educar os cegos, pois a maioria dos deficientes visuais no país não são alfabetizados com o alfabeto falado.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é notável que há uma falha na inclusão de pessoas com deficiência visual na educação. Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação, órgão responsável pela educação do país, elabore um evento que consiste com várias palestras ao redor do Brasil, incentivando editoras de livros a produzir materiais que facilitem a acessibilidade de cegos. Além disso, essas palestras poderiam ser introduzidas nas escolas a fim de incentivar a maior inclusão para os alunos com deficiência visual. Dessa forma, as pautas debatidas por Jackson na canção, não serão um grande problema no futuro, pois eles serão reduzidos e possivelmente serão erradicados. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe e exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |