O Pacto Global das Nações Unidas elenca o desenvolvimento de iniciativas para promover maior inclusão social de pessoas com deficiência como princípio universal. Esse pacto tem o propósito de mobilizar a comunidade internacional para à adoção de valores fundamentais pautados nos direitos humanos. Entretanto, ainda persistem desafios no acesso à educação por deficientes visuais. Logo, urgem medidas estatais que promovam melhorias nesse cenário.
Sob esse viés, para atender às exigências internacionais de Direitos Humanos, o Congresso Nacional elevou o Estatuto da Pessoa com Deficiência e o seu Protocolo Facultativo como norma com status de emenda constitucional. Esse Estatuto prevê o uso, com segurança e autonomia, de espaços abertos aos públicos por pessoas com deficiência. No entanto, a falta de pisos táteis em boas condições nas escolas e universidades ferem à legislação e impedem a universalização da educação. Logo, é necessário que a lei saia do papel e tenha relevância prática. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Por sua vez, professores qualificados e preparados são fundamentais para o ensino. Segundo uma reportagem noticiada no Globo News, uma professora agrediu verbalmente uma aluna com síndrome de Down por estar de bruços na carteira da escola. Essa atitude, além de não ajudar no desempenho escolar, cria uma segregação social que pode levar a quadros de ansiedade, depressão e isolamento, o que, de fato, aumenta a evasão escolar e o desamparo estatal. (Reveja o recorte dado ao tema. Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, as escolas devem investir em equipamentos de acessibilidade, adotando como princípios a flexibilidade e facilidade, a fim de democratizar o acesso à educação. O investimento poderá ser realizado por meio de arrecadações nas festas juninas e festivais de pizza. Por fim, o Estado deverá fiscalizar abusos às pessoas com deficiência, visando sua proteção, mediante canais de denúncia.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |