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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 22/03/2024

Status:

Corrigida
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Garantir os direitos de cada cidadão é algo crucial para que o mundo sempre melhore. Entretanto quando se enxerga uma dificuldade estrutural dentro de uma sociedade, especificamente a brasileira, vê-se que tais garantias são pouco exploradas. Isso acontece pelo fato da inclusão de deficientes visuais ser uma realidade que poucos convivem. Assim é importante analisar duas formas que fomentam o impasse: a falta de estrutura e a falta de acolhimento na sociedade. (Cuidado com o tangenciamento. Reestruture)

De início cabe pontuar que a falta de estrutura impulsiona a ocorrência da inclusão de deficientes visuais, sabendo que é possível melhorar essa falta de estrutura com verbas para o ensino de educação. (Truncamento) E até mesmo em locais escolares com mais acessibilidade, usando assistência da tecnologia presente. O braille hoje é a principal fonte de ajuda, mas não se pode viver apoiado neste único meio de assistência ao deficiente. Hoje com aparelhos eletrônicos é possível auxiliar de maneira mais prática essa inclusão. Escolas e estabelecimentos com infraestrutura para acolher essas pessoas com a ajuda de braille de aparelhos próprios, (Sem vírgula) já é um grande passo.

(Boa estratégia coesiva) Ademais a falta de acolhimento na sociedade também intensifica essa questão supracitada, já que mais pessoas podem se disponibilizar a ajudar e aprender sobre. É por essa razão que a inclusão de deficientes visuais continua presente, uma vez que o assunto é pouco abordado no dia a dia. Contudo se esse tema fosse normalizado a falta de acolhimento seria erradicada, e aos poucos a sociedade como um todo melhoraria. Normalizar a aprender o braille é essencial para que a melhoria ocorra. Sociedade agindo com boa fé e sendo menos fria também é um passo importante para essa inclusão, com a ajuda do governo brasileiro disponibilizando o material e ajuda necessária haveria uma grande inclusão e acolhimento dessas pessoas. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Entende-se portanto a necessidade de mitigar o desafio na inclusão de deficientes visuais na educação para isso é essencial que o órgão de acessibilidade (Cite-o), através da tecnologia, faça aparelhos próprios para deficientes visuais. Isso acontecerá com mais verba do governo para este órgão e uma maior procura de pesquisadores nessa área, a fim de trazer uma maior melhoria e conforto. Desse modo com a atenuação da problemática, a consolidação dos direitos, conforme proposto pelos Estados Nacionais sera um fato público e notório para o território Brasileiro.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200