Garantir os direitos de cada cidadão é algo crucial para que o mundo sempre melhore. Entretanto quando se enxerga uma dificuldade estrutural dentro de uma sociedade, especificamente a brasileira, vê-se que tais garantias são pouco exploradas. Isso acontece pelo fato da inclusão de deficientes visuais ser uma realidade que poucos convivem. Assim é importante analisar duas formas que fomentam o impasse: a falta de estrutura e a falta de acolhimento na sociedade. (Cuidado com o tangenciamento. Reestruture)
De início cabe pontuar que a falta de estrutura impulsiona a ocorrência da inclusão de deficientes visuais, sabendo que é possível melhorar essa falta de estrutura com verbas para o ensino de educação. (Truncamento) E até mesmo em locais escolares com mais acessibilidade, usando assistência da tecnologia presente. O braille hoje é a principal fonte de ajuda, mas não se pode viver apoiado neste único meio de assistência ao deficiente. Hoje com aparelhos eletrônicos é possível auxiliar de maneira mais prática essa inclusão. Escolas e estabelecimentos com infraestrutura para acolher essas pessoas com a ajuda de braille de aparelhos próprios, (Sem vírgula) já é um grande passo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais a falta de acolhimento na sociedade também intensifica essa questão supracitada, já que mais pessoas podem se disponibilizar a ajudar e aprender sobre. É por essa razão que a inclusão de deficientes visuais continua presente, uma vez que o assunto é pouco abordado no dia a dia. Contudo se esse tema fosse normalizado a falta de acolhimento seria erradicada, e aos poucos a sociedade como um todo melhoraria. Normalizar a aprender o braille é essencial para que a melhoria ocorra. Sociedade agindo com boa fé e sendo menos fria também é um passo importante para essa inclusão, com a ajuda do governo brasileiro disponibilizando o material e ajuda necessária haveria uma grande inclusão e acolhimento dessas pessoas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Entende-se portanto a necessidade de mitigar o desafio na inclusão de deficientes visuais na educação para isso é essencial que o órgão de acessibilidade (Cite-o), através da tecnologia, faça aparelhos próprios para deficientes visuais. Isso acontecerá com mais verba do governo para este órgão e uma maior procura de pesquisadores nessa área, a fim de trazer uma maior melhoria e conforto. Desse modo com a atenuação da problemática, a consolidação dos direitos, conforme proposto pelos Estados Nacionais sera um fato público e notório para o território Brasileiro.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |