No renomado texto "A Cidadania Ativa: Teoria e Prática da Participação Cidadã", o sociólogo brasileiro Carlos Eduardo argumenta que a eficácia da democracia está intrinsecamente ligada à inclusão plena de todos os segmentos da sociedade, ou seja, quando todos os cidadãos desfrutam de seus direitos. Entretanto, nos dias atuais ainda há a persistência de desafios em relação a inclusão de deficientes visuais na educação, onde muitos alunos que apresentam deficiência visual não tem a mesma acessibilidade que os outros tem, tal situação se afasta dos princípios democráticos mencionados. Neste contexto, os agentes impulsores da problemática são o preconceito na sociedade e a falta de acessibilidade.
De início, ao analisar a hodierna nação verde-amarela, nota-se que esse impasse está relacionado a um problema estrutural: o preconceito que é atribuído às pessoas com deficiência visual. O filme brasileiro “Hoje eu quero voltar sozinho” retrata a rotina do estudante Leonardo que é cego e enfrenta diariamente o preconceito realizado por seus colegas enquanto tenta prosseguir com sua vida acadêmica. Fora da ficção, a realidade não se mostra diferente, já que a maioria das pessoas que apresentam deficiências são cercadas por esteriótipos que tentam resumir esse grupo à pessoas mais fracas e insuficientes de realizar funções cotidianas, esse tipo de pensamento fomenta o preconceito que é direcionado a eles no dia a dia. Por consequência, o preconceito gera a exclusão dessas pessoas na sociedade, além de fortalecer os esteriótipos negativos relacionado a eles.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar, ainda, a falta de acessibilidade na educação para as pessoas com deficiência visual como um fator que agrava os desafios para inclusão dos cegos no meio acadêmico. Segundo Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”. Entretanto, a educação brasileira na contemporaneidade não apresenta estruturas qualificadas para abranger todas as pessoas que buscam o aprendizado nas salas de aula. Dessa forma, muitos alunos cegos acabam ficando para trás no desenvolvimento em relação aos outros colegas, isto pela falta de estrutura nas escolas e também pela falta de preparo dos profissionais que guiam os estudantes diariamente. Logo, tal falta de preparo nas escolas brasileiras promove a os desafios dos estudantes com deficiência visual em busca de uma escolaridade digna.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem este quadro. Portanto, cabe ao Estado, cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos, a mudança da estrutura das salas de aula, por meio de investimento em reformas e compra de esquipamentos. O Estado também deverá, (Sem vírgula) criar campanhas de conscientização, por meio de debates nas escolas. Isto a fim de incluir essas pessoas com equidade no meio educacional além de promulgar o respeito em sociedade, de modo a tornar a educação mais acessível e diminuir os desafios enfrentados no dia a dia por essa população.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para esenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |