"Uma professora muito maluquinha" é um livro brasileiro, escrito por Ziraldo. Nesta história é apresentado o dia a dia da professora com seus alunos, sendo possível observar que ela utiliza diversos recursos didáticos, para incluir todos os seus alunos. De forma contrária, no Brasil atual, os professores têm ficado cada vez mais despreparados, e assim, não conseguindo incluir todos os seus alunos, principalmente aqueles com deficiências visuais. Portanto, é necessário que o governo se atente a esta despreparação dos docentes e as suas consequências nos alunos deficientes visuais. (Melhore a contextualização do tema)
Na série "Todo mundo odeia o Cris", é retratado um adolescente que enfrenta diversos desafios principalmente por ser negro. Na escola, Cris é único garoto negro, os professores, que não são preparados e nem acostumados com esse tipo de situação, o tratam de forma equivocada pela sua diferença. Em paralelo, no Brasil, os alunos com deficiência visual, por causa de sua característica visual (Vírgula) são tratados de forma não didática, e em vez de incluí-los, acaba-se os excluindo. Isso, (Sem vírgula) vem de um mal preparatório dos professores, em um país que cada vez mais se valoriza os cursos superiores, entretanto desvaloriza a preparação para a atuação em sala de aula.
(Boa estratégia coesiva) Juntamente a isso, os alunos com deficiências visuais têm que se habituarem a falta de preparação dos docentes, o que, muita das vezes, pode ser constrangedor. Dessa forma, muitos desistem de estudar por causa da vergonha. Entretanto, a constituição brasileira dita que todos são iguais, dessa forma é necessário que os professores saibam incluir alunos com essas deficiências. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o MEC (Ministério da Educação) deve oferecer aos professores cursos preparatórios de como devem incluir didaticamente alunos com deficiência visual. Dessa forma, os alunos com as deficiências visuais se sentiram incluídos e não terão vergonha de suas deficiências. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |