Na serie de tv See produzida pela Apple Tv+, o personagem principal tem deficiência visual e luta de forma surrealista para defender seu povo. O mesmo tem outros sentidos mais desenvolvidos como audição, olfato e tato, de acordo com pesquisas medicas sabemos que isso de fato acontece, mas ao analisarmos a qualidade de vida dos deficientes visuais em nosso país, principalmente no âmbito da educação ficamos a desejar.
A vida escolar de um aluno tem um grande peso na vida adulta, ou seja, o futuro dessa pessoa depende de como foi sua vida escolar, infelizmente temos escolas que nem mesmo tem bibliotecas, como elas estariam preparadas para receber alunos que demandam uma atenção maior, com recursos de aprendizagem mais modernos , atenção redobrada e ainda no caso dos deficientes visuais professores com conhecimento do Braile que hoje é a língua oficial de comunicação de pessoas cegas.
(Melhore a estratégia coesiva) Se observarmos os lugares públicos que nos cercam de modo geral, quanto deles tem acessibilidade para os deficientes, pessoas capacitadas para ajuda-los, orienta-los? Quantos advogados, recepcionistas, psicólogos, entre outras profissões vemos em nosso meio que tem deficiência? Tudo isso é um reflexo de um um pais que não esta preparado para educar e auxiliar pessoas portadoras de deficiência.
(Melhore a estratégia coesiva) Contudo cabe às lideranças governamentais realizarem estudos e tomar medidas para que haja maior investimento na educação especial, fazendo com que as futuras gerações portadoras de deficiência tenham maiores oportunidades e comodidade tanto na área educacional quanto pessoal, fazendo valer o 6° artigo da Constituição Federal vigente. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |