A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo VI o direito à educação como inerente a todo cidadão brasileiro, contudo tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa os desafios na inclusão de deficientes visuais no meio educativo que tem como alicerces a falta de medidas governamentais que não promovem boa infraestrutura, materiais e especializações de professores para os deficientes visuais no Brasil e é algo que precisa ser resolvido. (Parágrafo frasal)
Em primeira análise deve-se ressaltar a débil ação do Poder governamental enquanto mantenedora da problemática que de acordo com o contratualista John Locke configura-se como uma quebra do "Contrato Social" já que o Estado não cumpre seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como o da educação ausente nessa problemática, já que nas escolas não há uma boa estrutura com a presença de piso tátil e materiais para a aprendizagem de cegos como o Braille que não está presente em todas as escolas. (Melhore a apresentação da discussão. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Ademais percebe-se como a falta de especialização de professores está presente na atualidade o qual os deficientes visuais não recebem um acolhimento necessário e também acabam sofrendo um certo preconceito de outros alunos que não recebem uma devida orientação por parte desses educadores. Acerca disso pode-se citar o personagem Theo da novela Cúmplices de Resgate estreado no SBT em 2015 que sofria bullying dos seus colegas de escola por ser um deficiente visual.
(Boa estratégia coesiva) Todavia medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Poder público fornecer a devida infraestrutura e materiais para as escolas no Brasil, através da colocação de pisos tátil e a implementação do Braille para a inclusão dos deficientes visuais. Cabe também ao ministério da Educação promover especialização de professores para a educação de cegos no Brasil, através de cursos e palestras oferecidos pela própria organização. Assim esses profissionais passaram tais aprendizagens para os alunos fazendo com que os deficientes visuais recebam seu devido acolhimento, pois como diz Malala "a educação é o direito básico da sociedade". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |