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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
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Na mitologia grega, "Procusto" era um bandido que vivia em uma floresta, nela ele submetia itinerantes à uma cama com as suas medidas. Em sequência, quem não coubesse exatamente no leito, era esticado ou cortado até que se encaixasse perfeitamente, ou seja, até que atingisse a mesma medida do próprio Procusto. Tal mito assemelha-se a intolerância predominante na sociedade, que ainda exclui e ignora os deficientes visuais e essa condição de inconsciência se torna ainda mais profunda no âmbito educacional, perpetuando os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação, que tem a inoperância estatal aliada ao silenciamento social, (Sem vírgula) como preponderantes para o agravamento da questão.

Com efeito, é importante pontuar que os entraves para a inclusão de pessoas cegas na educação deriva da omissão governamental. Nesse sentido, segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiável, o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder - e não na promoção do bem comum. A reflexão do pensador ecoa na esfera escolar brasileira, uma vez que, grande parte das escolas públicas não dispõem de ferramentas fundamentais para a inclusão de deficientes visuais, tais como piso tátil, mapas e materiais escolares em braile e recursos em áudios, consequentemente, o Estado torna-se responsável pela dificuldade de acesso igualitário a pessoas impossibilitadas visualmente

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o silenciamento social age como promotor da problemática. Nessa perspectiva, a filósofa francesa Simone de Beauvoir desenvolveu o conceito de invisibilidade social, no que diz respeito à indiferença crônica sofrida por determinadas grupos minoritários. O conceito de Simone assemelha-se a realidade vivenciada pelo indivíduos ausentes de visão, haja vista que a falta de profissionais capacitados, aliado ao desprovimento de auxílio adequado, corrobora para a inexistência de acesso igualitário a educação no sistema público, assim a intolerância e a injustiça continuam a predominar.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação necessitam ser sanados por meio de atitudes governamentais. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por garantir a igualdade nos colégios públicos, efetuar investimentos nas escolas por meio da distribuição de materiais e livros em braile e da disponibilidade de recursos de áudio, além de providenciar cursos de capacitação e acesso a monitorias com profissionais especializados na integração de deficientes visuais para professores e estagiários, tais ações devem ser realizadas com o intuito de fornecer acesso igualitário a educação e promover um ambiente escolar inclusivo. Logo, a "cultura de Procusto" não se refletirá no âmbito educacional brasileiro. ​​​​​​​(Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200