A Constituição Federal de 1988, (Sem vírgula) prevê a garantia dos direitos da população. Todavia,lamentavelmente,no Brasil há desafios para combater a falta da inclusão dos deficientes visuais na educação, uma vez que os estudantes com deficiência visual é violado dos seus direitos educacionais.Nesse sentido, deve-se analisar a negligência governamental e a desigualdade.
Sob esse viés, o descaso do governo contribui para essa questão.Acerca disso, o filósofo John Locke afirma que os cidadãos cedem sua confiança ao Estado que , por outro lado (Vírgula) deve garantir os direitos básicos. Entretanto, tal crítica não pode ser associada ao contexto hodierno,visto que parcela dessa minoria social sofre com o limitado acesso a uma educação de qualidade a qual é prevista pela Carta Magna. Por conseguinte,cruelmente, o desprezo na falta de materiais exclusivos a esse grupo é inaceitável. Logo,a máquina pública deve buscar solucionar urgentemente o impedimento.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a disparidade social também é uma causa do problema. No que tange, o sociólogo Betinho, o desenvolvimento humano só será alcançado quando a nação seguir alguns princípios, como a igualdade. No entanto, a normalização da discriminação contra os alunos com deficiência visual, (Sem vírgula) gera impasses para a evolução humana mencionada pelo brasileiro Betinho. Isso com efeito, observa-se que a educação brasileira impõe uma visão estereotipada e trata os alunos com visão baixa de forma desigual e inferior. Dessa forma, não é justo que a óbice ainda persista no contexto hodierno.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se,portanto, a necessidade de agir sobre o caso. Nesse sentido, urge o governo Federal-responsável pelos direitos fundamentais-criar projetos de políticas públicas, por meio de destinação de verbas, a fim de incluir os alunos com deficiência visual na educação brasileira. Paralelamente,é fulcral que a mídia, (Sem vírgula) crie anúncios e propagandas, com a finalidade de disseminar a importância sobre a inclusão dos estudantes com deficiência de baixa visão no país. Assim, o problema deixará de ser invisível e poderá converter o principal objetivo da Constituição Cidadã em realidade no Brasil contemporâneo.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |