02- ALE Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em sua obra ‘’Ensaio sobre a cegueira’’, o escritor José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual retrata a invisibilidade de certos problemas na sociedade. Ao transpor a obra e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que o livro exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que os desafio para os deficientes visuais serem inclusos na educação, representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto deve se analisar como a negligência estatal e a ausência de profissionais qualificados impulsiona tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante do falta de inclusão de deficientes visuais no ensino brasileiro. De acordo como geógrafo Milton Santos, em ‘’As Cidadanias Mutiladas’’, a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia no contexto hodierno a passividade do Estado distancia os deficientes visuais dos direitos constitucionalmente garantidos, à medida que existe escassez de materiais em braille para os alunos, provocando dificuldades com a inclusão no ensino. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o impasse perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutiladas de forma sistemática. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a falta de educadores aptos a inclusão da linguagem de sinais potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo a filósofa Hanna Arendt, a sociedade passou por um grande processo de massificação que não se percebe os empecilhos enraizados. De fato a inclusão de deficientes visuais está sendo ignorada e persiste de maneira cruel na realidade brasileira, visto que para proporcionar melhor qualidade no ensino esses direitos não são obtidos, acarretando a dificuldade na relação entre docente e discente. Dessa forma, e é preciso combater esse entrave (Vírgula) visto que é uma das causas fundamentais desse problema.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante de tal exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado –em sua função de promotor do bem-estar social- realizar um curso de metodologias para os educandos ao qual possam ser trabalhadas com alunos que possuem deficiência visual, além de ofertar por materiais de estudo adaptados, com isso os conhecimentos obtidos com a conclusão do curso possam ser difundidos para os discentes, com a finalidade de obter inclusão daqueles ao qual majoritariamente são reféns de certa exclusão no ambiente escolar. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha esse padrão de escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200