O artigo 5° da Constituição Federal Brasileira -denominada cidadã- estabelece que todos são iguais perante a lei; garantindo a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade. No entanto, essa garantia fundamental não é assegurada para portadores de deficiências visuais no âmbito de inclusão na educação. Nesse sentido, nota-se que há desafios para garantir a importância deles, devido à discriminação e as estruturas sociais.
Diante desse cenário, cabe destacar o preconceito contra pessoas portadoras de deficiências, que é um causador da falta de acessibilidade aos que necessitam. Segundo o filósofo Aristóteles, a política deve ser utilizada de tal maneira que o equilíbrio na sociedade seja alcançado. Contudo, devido à discriminação em razão da deficiência, devido à distinção, restrição ou exclusão, pessoas com deficiências, como por exemplo, as visuais, são impedidos e têm seus direitos anulados todos os dias, por conta de adaptações que os auxiliariam.
(Melhore a estratégia coesiva) Dessa maneira, é possível observar como as estruturas sociais estão ligadas nos desafios de incluir deficientes visuais na educação. A sociedade, considera os PcD como pessoas com limitações. Essas barreiras e contradições sociais, (Sem vírgula) impedem a inclusão e a igualdade dos portadores de deficiências. O preconceito ainda é a maior dificuldade da inclusão de deficientes visuais. Medo e ignorância, (Sem vírgula) afastam crianças, adolescentes, e até mesmo adultos de um ensino regular.
(Melhore a estratégia coesiva) Levando-se em conclusão os argumentos apresentados, cabe ao estado mitigar tal situação, afim de incluir e permitir o direito a todos. Cabe ao mesmo, (Sem vírgula) suprir as necessidades como, (Sem vírgula) uso de gravadores, máquinas de escrever braille, computadores com sintetizadores de vozes , e vários outros equipamentos em escolas públicas e privadas. Além disso criar campanhas para conscientizar as pessoas sobre como portadores de deficiências merecem respeito e devem ser incluídos nos mesmos direitos que todos, sem extinção e exclusão devido a preconceitos e barreiras sociais. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |