A inclusão da pessoa com deficiência no Brasil, (Sem vírgula) é uma mazela que há anos acompanhamos. De um lado uma sociedade discriminatória de outro autoridades despreparadas para inseri-las no círculo social. Com o deficiente visual o cenário não diferente, a autonomia é fundamental para prepara-los para vida, a alfabetização em braile é indispensável para essa preparação, mas muitas vezes vemos escolas que não possuem todos os materiais em braile, ficando muito limitada a aprendizagem do cego. (Melhore a contextualização do tema)
No artigo 6º da CF, vemos que a educação é um direito social do cidadão, mas essa não é a realidade, pois há muitas instituições de ensino que não tem curso em braile e os próprios professores não sabem como administrar o deficiente visual na sala de aula. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Ao longo da história podemos observar que o deficiente era considerado impuro, muitos foram sacrificados, a perversidade ainda é vista, o fato do deficiente visual não poder sair sozinho nas ruas pois estão irregulares com buracos, não há sinalização em placas, cardápios em braile, isso demonstra a insignificância das minorias para sociedade. (Reelabore. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O Ministério da Educação, MEC, criou um Programa Escola Acessível, que visa o suporte tanto do prédio educacional até aos professores dando um apoio a toda cadeia de necessidades dos envolvidos, são poucas escolas contempladas, mas podemos ver um avanço significativo. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, precisamos que haja políticas públicas para dar mais visibilidade aos deficientes visuais, como palestras, capacitação de professores, acessibilidade a escolas e a cidade como um todo facilitando a locomoção, empresas com programas de empregabilidade. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Reelabore a discussão apresentada. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |