20/03 - - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
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A inclusão da pessoa com deficiência no Brasil, (Sem vírgula) é uma mazela que há anos acompanhamos. De um lado uma sociedade discriminatória de outro autoridades despreparadas para inseri-las no círculo social. Com o deficiente visual o cenário não diferente, a autonomia é fundamental para prepara-los para vida, a alfabetização em braile é indispensável para essa preparação, mas muitas vezes vemos escolas que não possuem todos os materiais em braile, ficando muito limitada a aprendizagem do cego. (Melhore a contextualização do tema)

No artigo 6º da CF, vemos que a educação é um direito social do cidadão, mas essa não é a realidade, pois há muitas instituições de ensino que não tem curso em braile e os próprios professores não sabem como administrar o deficiente visual na sala de aula. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Ao longo da história podemos observar que o deficiente era considerado impuro, muitos foram sacrificados, a perversidade ainda é vista, o fato do deficiente visual não poder sair sozinho nas ruas pois estão irregulares com buracos, não há sinalização em placas, cardápios em braile, isso demonstra a insignificância das minorias para sociedade. (Reelabore. Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) O Ministério da Educação, MEC, criou um Programa Escola Acessível, que visa o suporte tanto do prédio educacional até aos professores dando um apoio a toda cadeia de necessidades dos envolvidos, são poucas escolas contempladas, mas podemos ver um avanço significativo. (Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, precisamos que haja políticas públicas para dar mais visibilidade aos deficientes visuais, como palestras, capacitação de professores, acessibilidade a escolas e a cidade como um todo facilitando a locomoção, empresas com programas de empregabilidade. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Reelabore a discussão apresentada. Cuidado com o tangenciamento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200