DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme “ Ensaio sobre a cegueira “ é mostrado uma população que é afetada por um vírus que prejudica a visão , deixando-os completamente cegos. Diante disso, pode -se inserir o assunto sobre os desafios na inclusão de deficientes visuais na Educação ,sobretudo enfatizando o Brasil . Com isso , cabe citar as consequências da falta de estrutura da educação brasileira e da ausência de qualificação dos docentes

Em primeiro lugar , vale citar que na novela do SBT( Sistema Brasileiro de Televisão) há um personagem cego , e este está inserido no meio social escolar em que o mesmo consegue estudar , desenvolver suas habilidades escolares , aprender e etc. Porém , fora do contexto fictício ,na realidade brasileira existe um déficit de infraestrutura da inclusão de deficientes visuais na educação, no qual não há um material de estudo com o texto ampliado, gravação de conteúdo em áudio, descrição de figuras para os alunos, como deve ser . Deste modo, no Brasil há ausência desses recursos ,a exemplo dessa consequência vale citar os 74% de 500 mil cegos do país que são analfabetos , segundo estudo na Universidade de Brasília (UnB) , ressaltando a “carência” das ferramentas essenciais para estudo dos deficientes visuais .

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar , é de suma importância destacar que nas postagens nas redes socias do INEP( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) é incluído o modo de leitura para deficientes visuais , como a descrição de imagem , posição das fotos , características da postagem e etc. Com isso , é de extrema necessidade apontar que esses tipos de descrições e estilos de postagens não é comum ter -se nas redes sociais , e tampouco é encontrado nos materiais de estudo ,como descrição de imagens e textos, posição das figuras como uma forma de inclusão dos deficientes visuais no assunto e conteúdo . Deste modo , os professores ( que são os responsáveis por fazerem essa inclusão ) apresentam essa falta de qualificação e entendimento apresentando uma porcentagem de 5,5% de profissionais atuantes no ensino a alunos com deficiência , um para cada 21 alunos , segundo o INEP, número significamente baixo, destacando a falta de profissionais para atender os alunos deficientes.

(Boa estratégia coesiva) Portanto , vale pontuar que se faz necessário ações de cunho social e governamental com o objetivo de atenuar os problemas supracitados . Deste modo , é preciso que as pessoas e os meios mais influentes da sociedade , como celebridades e marcas publicitárias atuem em conjunto de forma ativa promovendo campanhas como propagandas e anúncios nas ferramentas digitais , a exemplo o instagram , facebook como uma forma de incentivo a melhorar a estrutura e inclusão dos deficientes visuais na educação . Ademais , o Ministério da Educação juntamente com o da Economia devem fazer investimentos na competência dos profissionais já existentes nos ensinos a fim de atenuar esse déficit de qualificação e proporcionar uma melhoria na educação.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200