“Ela Não É Invisível” E Os Desafios Na Inclusão De Deficientes Visuais Na Educação - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro “Ela Não É Invisível”, escrito por Marcus Sedgwick, é observado a história de Laureth, uma garota de 16 anos que é deficiente visual. Ao embarcar em uma viagem para Nova York levando apenas seu irmão mais novo para auxiliá-la, ela enfrenta diversos obstáculos em sua busca por sua condição visual. Em uma analogia à realidade, deficientes visuais como Laureth acabam enfrentando dificuldades na educação, relacionadas principalmente a mobilidade e a falta de professores com formação adequada.

Primeiramente, é importante destacar que a falta de infraestrutura adequada nas escolas afeta a mobilidade de deficientes visuais. De acordo com a Lei 10.098/2000, há o estabelecimento de normas básicas para acessibilidade de pessoas com deficiência em vias e espaços públicos. Em oposição a legislação, é possível notar que boa parte das escolas não segue ou obedece a essas normas. O descumprimento da lei afeta diretamente milhares de estudantes cegos que, estando em uma escola com uma infraestrutura não adaptada, acabam sofrendo dificuldades na localização e locomoção. Como consequência, há a necessidade de dependência de ajuda de terceiros, demonstrando a ausência de inclusão no ambiente escolar. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de professores que atendam a demanda da inclusão escolar também é prejudicial ao aprendizado de estudantes cegos. Segundo uma matéria do G1, dois estudantes cegos não puderam realizar a prova do Enade devido à falta de ledores para auxiliá-los na leitura das questões. Este caso, dentre tantos outros, evidencia a falta da presença de profissionais capacitados nas escolas. Com a privação de profissionais, os estudantes cegos podem ter atrasos ou prejuízos em seu aprendizado escolar. Consequentemente, a deficiência educacional afetará diferente na vida adulta do estudante, principalmente no direito do deficiente visual de exercer sua cidadania sem empecilhos. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio das escolas e instituições de ensino, garantir a melhora nas infraestruturas escolares para a acessibilidade de deficientes visuais. O modo de execução pode ser feito com o direcionamento de verbas para as escolas, possibilitando o investimento em reformas (como pisos táteis e informações em braille), a fim de facilitar a locomoção nas escolas. Além disso, é também dever do Ministério garantir a qualidade da educação dos estudantes cegos. A efetivação pode ocorrer por meio da contratação de professores capacitados, que terão formação adequada para atender a necessidade de aprendizado dos deficientes visuais. Deste modo, estudantes com deficiência visual terão menos dificuldades no ambiente escolar e os obstáculos para o aprendizado poderão ser finalmente erradicados.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200