Hoje, no mundo, vive-se um cenário em que a inclusão de deficientes visuais na educação é uma questão não muito discutida pela sociedade. Tendo em vista a relevância desse assunto, convém aprofundar o debate, observando os seguintes pontos: acessibilidade e a inclusão dos estudantes com deficiência visual.
Inicialmente é válido discutir sobre a inclusão daquele com baixa ou sem visão nas escolas. Observa-se que praticamente não há materiais didáticos adaptados com textura para tato ou o conteúdo dos livros gravados em áudio. Logo as escolas em razão disso dificulta na inclusão daqueles com problemas visuais. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ainda sobre o assunto, vale atentar para a acessibilidade das escolas, visto que não há rampas nem placas em braille nas portas das salas para identificá-las. Convém dizer que adicionar tais coisas é uma forma de facilitar e incluir aqueles que necessitam. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Conforme foi discutido nota-se que a falta de inclusão para os deficientes visuais na educação deve ser combatida. logo, depende ao estado e o ministério da educação por meio de melhorias nas escolas como acrescentar materiais didáticos com textura para tato diminuir batentes colocar placas em braille nas entradas das salas identificando as, para que assim os alunos co, baixa ou sem visão sintam se mais incusos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |