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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
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Hoje, no mundo, vive-se um cenário em que a inclusão de deficientes visuais na educação é uma questão não muito discutida pela sociedade. Tendo em vista a relevância desse assunto, convém aprofundar o debate, observando os seguintes pontos: acessibilidade e a inclusão dos estudantes com deficiência visual.

Inicialmente é válido discutir sobre a inclusão daquele com baixa ou sem visão nas escolas. Observa-se que praticamente não há materiais didáticos adaptados com textura para tato ou o conteúdo dos livros gravados em áudio. Logo as escolas em razão disso dificulta na inclusão daqueles com problemas visuais. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ainda sobre o assunto, vale atentar para a acessibilidade das escolas, visto que não há rampas nem placas em braille nas portas das salas para identificá-las. Convém dizer que adicionar tais coisas é uma forma de facilitar e incluir aqueles que necessitam. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Conforme foi discutido nota-se que a falta de inclusão para os deficientes visuais na educação deve ser combatida. logo, depende ao estado e o ministério da educação por meio de melhorias nas escolas como acrescentar materiais didáticos com textura para tato diminuir batentes colocar placas em braille nas entradas das salas identificando as, para que assim os alunos co, baixa ou sem visão sintam se mais incusos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200