Chimamanda Adichie afirma que a mudança do “status quo” – o estado das coisas – é sempre penosa. Nessa perspectiva, percebe-se tal dificuldade de mudança na questão dos deficientes visuais no ambiente escolar, que, devido à falta de inclusão, são frequentemente ameaçados, provocando sérios desafios que precisam ser solucionados. Então, deve-se traçar estratégias a partir das causas do problema: o individualismo e a omissão governamental.
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a falta de empatia. Segundo Zygmunt Bauman, o ser humano não se questiona sobre o que acontece ao seu redor. Tal comportamento é verificado na inclusão dos deficientes visuais na educação, uma vez que muitos professores não refletem sobre as necessidades dessas pessoas, já que eles gerenciam uma abordagem de ensino extremamente restritiva, voltada apenas para os alunos sem comorbidades. Dessa forma, os educadores eventualmente não gravam audiodescrições e não fornecem material de estudo com texto ampliado para os estudantes com baixa visão (Reestruture essa discussão), o que descrimina esses indivíduos, pois eles são absurdamente excluídos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência estatal é o principal entrave para a resolução da problemática. Para Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à inclusão dos educandos com deficiência visual, porque o governo geralmente não investe em materiais didáticos adaptados para essas pessoas e em impressoras de braile para as escolas. Dessa maneira, os estudantes cegos não têm as mesmas oportunidades que os demais alunos, como a facilidade de leitura e de compreensão de algumas matérias, haja vista que – por causa dessa escassa disponibilidade de recursos especiais – o aprendizado deles é prejudicado, o que gera uma grande falta de acesso ao conhecimento.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, atuar estrategicamente faz-se necessário. Para isso, o Ministério da Educação deve melhorar a infraestrutura das escolas, por meio do massivo fornecimento daqueles materiais didáticos e da padronização de impressoras de braile, a fim de reverter a inoperância governamental que impera. Tal ação pode, ainda, receber apoio de editoras reconhecidas no mercado nacional, para distribuir os livros. Paralelamente, é preciso intervir no individualismo presente no problema. Assim, será possível mudar o estado das coisas, ainda que de forma penosa, como defendeu Adichie. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |