Deficientes visuais enfrentam grandes dificuldades no seu cotidiano. No Brasil, apesar de alguns avanços, é necessário mais. Principalmente quando o assunto é a inclusão dessas pessoas na educação. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Em restaurantes, teatros, cinemas, escolas, universidades, etc., é possível garantir a integração de pessoas cegas e com baixa visão graças a projetos como aplicativos de audiodescrição que consistem, basicamente, em descrever o ambiente. Essa é uma realidade cada vez mais comum no exterior e que só agora chega ao Brasil. Entretanto, especialmente em ambientes acadêmicos há maior dificuldade em disponibilizar materiais adequados a quem tem deficiência visual em virtude da falta de estrutura e orçamentária, que prejudica, por exemplo, a aquisição de livros em Braille e/ou a impressão de materiais com letra ampliada. Além disso, só professores qualificados garantem o desenvolvimento educacional e pessoal desses alunos.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para garantir a igualdade de acesso ao conhecimento, o governo deve implementar medidas que forneçam especialização profissional a professores. Ademais, ao conscientizar também a população através de projetos sociais com foco em inclusão de portadores de algum tipo de deficiência, dar-se-á mais confiança às pessoas a ponto de cobrarem por direitos básicos a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |