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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 20/03/2024

Status:

Corrigida
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Deficientes visuais enfrentam grandes dificuldades no seu cotidiano. No Brasil, apesar de alguns avanços, é necessário mais. Principalmente quando o assunto é a inclusão dessas pessoas na educação. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Em restaurantes, teatros, cinemas, escolas, universidades, etc., é possível garantir a integração de pessoas cegas e com baixa visão graças a projetos como aplicativos de audiodescrição que consistem, basicamente, em descrever o ambiente. Essa é uma realidade cada vez mais comum no exterior e que só agora chega ao Brasil. Entretanto, especialmente em ambientes acadêmicos há maior dificuldade em disponibilizar materiais adequados a quem tem deficiência visual em virtude da falta de estrutura e orçamentária, que prejudica, por exemplo, a aquisição de livros em Braille e/ou a impressão de materiais com letra ampliada. Além disso, só professores qualificados garantem o desenvolvimento educacional e pessoal desses alunos.

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, para garantir a igualdade de acesso ao conhecimento, o governo deve implementar medidas que forneçam especialização profissional a professores. Ademais, ao conscientizar também a população através de projetos sociais com foco em inclusão de portadores de algum tipo de deficiência, dar-se-á mais confiança às pessoas a ponto de cobrarem por direitos básicos a todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200