No que concerne os desafios enfrentados pelos deficientes visuais na educação no Brasil são enormes, começando pelo o despreparo do corpo docente, que não são devidamente capacitados ou motivados a obter formações apropriadas para lecionar esse público. Por outro lado temos falta de recursos apropriadas provindas do governo que facilite a vida dos educadores, assim como falta de iniciativa de capacitação dos mesmo. (Reestruture a discussão inicial)
Certamente, os educadores incapacitados ajudam maximizar os problemas na educação dos deficientes visuais, um problema que pode prejudicar não apenas a educação mas afetar psicologicamente essas pessoas que se sentem frustrados com a forma que são ensinados, por mais que seus professores se esforcem para dar educação digno para todos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) em um relatório apresentado em 2019 aponta que no mundo temos 2,2 bilhões de pessoas têm uma deficiência visual, números que tendem a subir e preocupar em como melhorar a inclusão dessas pessoas na educação.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, temos a falta de apoio dos governos estaduais e governo federal na disponibilização de matérias apropriados, adequação da infraestrutura das salas de aulas, capacitação do corpo docente e programas educativos voltado aos deficientes visuais. O impacto da falta do apoio governamental pode tornar ainda mais difícil a inclusão desse público na educação. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que toda sociedade entre na equação e realize cobranças urgentes para melhorias na educação, assim como criação de leis e programas de inclusão de todos os tipos de deficientes visuais, o fornecimento de tecnologias as escolhas públicas assim como forçar as escolas privadas adquirir tais recursos para obter uma padronização no tratamento de todos, além de valorizar a capacitação de todo corpo docente com cursos e especializações especiais para que todos estejam preparados para atender a todos de forma digna e eficaz, assim o desafio da inclusão dos deficientes visuais será atenuada. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |