Ultimamente, a falta de inclusão de deficientes visuais em instituições de ensino tem sido muito falada, pois é visto que a grande maioria dessas instituições não tem a estrutura e nem professores capacitados para receber alunos com deficiências visuais como a cegueira. Tais problemas podem acarretar a dificuldade de alunos com essas deficiências na aprendizagem. (Melhore a contextualização do tema)
A falta de estrutura das escolas é um problema sério, pois nem disponibilizam materiais em braile e poucas vezes em materiais de áudio para que os alunos possam ouvir. Sem esses tipos de materiais, os pais de alunos com pouca visão ou cegos acabam tendo dificuldade de achar escolas com profissionais que saibam se comunicar bem com alunos cegos, fazendo com que gastem muito com isso. (Abordagem bem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Por conta destes problemas, os alunos com tais deficiências podem acabar não aprendendo bem na escola, o que vai acarretando problemas futuros de aprendizagem. Um professor que saiba braile não é necessariamente mais caro, mas é muito importante que pelo menos uma parcela dos professores saiba tal sistema de escrita, tendo em visto que não são todos os alunos que têm deficiência visual.
(Melhore a estratégia coesiva) O governo deveria investir mais em sistemas de ensino que facilitem a aprendizagem de deficientes visuais, como livros em braile, ou fazer instituições de ensino público que sejam especificamente para tais deficientes. Os professores também deveriam saber braile, para que possam ajudar no ensino dos alunos cegos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |