Nos dias de hoje, percebe-se que houve um avanço na melhoria da acessibilidade e adaptações para deficientes visuais. Em décadas passadas, por exemplo, um deficiente visual não tinha a oportunidade de trabalhar, estudar e ter uma vida comum como qualquer outra pessoa, mas, (Sem vírgula) isso não indica que os problemas e dificuldades estejam fora de cogitação, pelo contrário, ainda temos muito a trabalhar nessa questão.
Em um mundo onde lutamos contra a desigualdade, os deficientes visuais ainda sofrem bastante em relação a diversos fatores, como na educação, acessibilidade a diversos locais e igualdade social. Existem inúmeras escolas que apresentam o sistema de ensino em braile e criam adaptações para indivíduos com este tipo de deficiência, mas ainda há lugares, principalmente escolas de interiores, que não fornecem esse tipo de sistema, gerando assim uma exclusão desse grupo no ambiente escolar. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Os problemas continuam quando levamos em consideração os locais que esses deficientes frequentam, logo vemos que, (Sem vírgula) ações simples do nosso cotidiano como ir a uma loja comprar uma roupa, jantar em um restaurante e sair com à família para um ambiente de lazer se tornam tarefas impossíveis por falta de acessibilidade a estes locais ou mesmo por ausência de adaptações criadas para pessoas cegas. Ainda se pode falar também da desigualdade social, não menos importante, onde a mesma contribui para uma sociedade injusta e preconceituosa, além da afetar psicologicamente a vida desse indivíduo. O artigo 5° da Constituição Brasileira descreve que somos todos iguais perante a lei, sem destinção de qualquer natureza, sendo assim, temos que lutar ao máximo contra essa problemática que é a desigualdade social, sendo um desafio que não engloba apenas a questão da deficiência visual (Vírgula) mas também de outras naturezas.
(Boa estratégia coesiva) Concluindo, vivemos em uma sociedade que ainda, infelizmente, pratica o oposto do que se prega. Para evitar a exclusão de deficientes visuais em escolas, devia-se criar um sistema padrão com adaptações necessárias para as pessoas cegas em todas as escolas, assim como também, (Sem vírgula) nos ambientes citados acima. Projetos de inclusão social de deficientes visuais também resultaria em uma forma de amenizar a questão da desigualdade social. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |