Em “Naruto”, anime japonês, todos os ninjas são respeitados e acolhidos, independentemente, (Sem vírgula) se possuem necessidades especiais ou não. Infelizmente, essa narrativa destoa da realidade brasileira, em que uma parcela da população, ao contrário dos ninjas, sofre com a falta de inclusão dos deficientes visuais, o que dificulta a educação desses indivíduos, tornando-se algo grave. Assim, o silenciamento escolar e a má representação midiática intensificam o quadro.
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para os desafios da inclusão dos deficientes visuais no processo educacional. A esse respeito, Paulo Freire, pedagogo e pesquisador, em sua obra “Pedagogia do oprimido”, afirmou que as instituições de ensino possuem um método de ensino bancário e não civilizatório. Isto é, um tipo de ensino com aulas conteudistas e monótonas que não são voltadas às discussões sociais, tais como a inclusão dos deficientes visuais no ambiente escolar. Dessa forma, as escolas continuam utilizando o mesmo método falho criticado pelo Freire, ou seja, as disciplinas são lecionadas unicamente com o cunho de não refletir sobre a realidade, deixando de lado debates escolares sobre os obstáculo de inserção das pessoas cegas no âmbito acadêmico, a exemplo do preconceito e da falta de infraestrutura adequada essa população. Deste modo, a passividade escolar naturaliza as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais, logo, enquanto esse problemática se mantiver, o país não progredirá. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há a má representação midiática no que tange aos problemas enfrentados pelos cegos na sua educação no país canarinho. Conforme a obra “1984”, de George Orwell, escritor inglês, narra-se uma sociedade distópica, a qual é controlada e manipulada pela mídia. Nessa perspectiva, a sociedade brasileira assemelha-se à obra do autor inglês, uma vez que a mídia do país, especialmente as redes sociais, manipulam o interesse de seu público, através de “rells”, “posts” e vídeos, para assuntos não relevantes ao convívio social, como consumo, dietas e cosmético. Isto afeta a população, já que, à medida que a representação midiática afasta a atenção popular dos obstáculos vividas pelos deficientes visuais – como a falta de acessibilidades nas escolas, de materiais didáticos e de professores capacitados –, este tema é marginalizado, o que, (Sem vírgula) consequentemente abstém o corpo social dos conhecimentos necessários para superar os obstáculos na formação educacional dos cegos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação do país– deve criar um projeto de educação cidadã, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, mitigar os desafios da inclusão dos cegos no processo educacional no Brasil. Ademais, o Ministério das Comunicações deve criar campanhas reeducacional sobre os deficientes visuais e seu processo educacional. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: existe um limite de 30 linhas para explorar as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |