Não restam dúvidas que é de suma importância o debate sobre a inclusão de deficientes visuais na educação, uma vez que essa minoria, em diversos momentos, é excluída por parte da sociedade, seja por meio da infraestrutura, seja por meio social. Desse modo, é fundamental analisar as adversidades dessa problemática: a perda do bem-estar psicológico em meio a esse desafio e a perpetuação da exclusão.
Segundo a Constituição de 1988, todo cidadão tem direito à educação, assim como à dignidade e ao respeito. No entanto, esses direitos não estão sendo cumpridos, em várias situações estão sendo debatidas a necessidade de inclusão e igualdade no século XXI e, mesmo assim, indivíduos cegos ou com baixa visão não estão sendo incluídos na sociedade (Reestruture essa ideia). Na obra cinematográfica "Hoje eu quero voltar sozinho", o protagonista, um estudante cego, enfrenta inúmeros desafios em meio a inclusão no âmbito escolar, como bullying e constrangimento devido à adaptação de seu material didático, por meio da máquina de Braille. Na realidade, há diversos estudantes com deficiências visuais assim como o protagonista, enfrentando incontáveis barreiras por seu espaço na população.
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, a falta de infraestrutura, assim como de profissionais e materiais didáticos adequados são uma dessas barreiras ao acesso à educação igualitária e inclusiva, em consideração às necessidades de cada estudante. Esse desafio nega a mesma oportunidade de buscar conhecimento por meio da ausência de tecnologias, recursos e capacitação, assim como a falta de uma abordagem inclusiva. Dessa forma, a inércia das autoridades, juntamente de instituições educacionais favorecem a perpetuação de uma grave problemática: a exclusão de deficientes visuais na educação. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a discussão acerca do tema a fim de solucioná-lo. Dessa forma, a mídia, assim como as ONGs (Organizações não Governamentais), devem conscientizar a população sobre a relevância da inclusão, além de reunir esforços para cobrar de autoridades investimentos necessários. Para assim, a educação ser igualitária e inclusiva a essa minoria, formando assim, (Sem vírgula) uma sociedade respeitosa e acolhedora. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |