As Dificuldades na inclusão de portadores de deficiência visual na educação - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 13/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Não há dúvidas de que as discussões sobre a inclusão de deficientes visuais na educação atestam a relevância desta questão na atualidade. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) o crescimento das dificuldades decorrente dessa exclusão, (Sem vírgula) é um entrave para se conquistar avanços, já que causa retrocessos em direitos coletivos e mazelas sociais.

Os retrocessos nos direitos coletivos causados por este problema, para este grupo de deficientes visuais, é que em muitas ocasiões, principalmente no âmbito escolar, é a falta de material adequado para esse grupo. A exclusão em algumas atividades escolares, (Sem vírgula) é algo que dificulta na aprendizagem desses indivíduos, consequentemente o direito coletivo de aprender é retirado. (Explore mais a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) A partir disso, vem as mazelas sociais, tornando este grupo vulnerável e mais propensos a ter que enfrentar dificuldades impostas na sociedade, no mercado do trabalho, pois a falta de educação não gerou indivíduos qualificados, mas sim pessoas sem condições para sobreviver. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que todo o processo de educação para este grupo, (Sem vírgula) seja reavaliado, (Sem vírgula) pelo governo ou por instituições locais. Para que assim indivíduos portadores de alguma deficiência visual seja incluído na educação, e na sociedade. Com isso o direito de aprender não será mais retirado, e haverá uma diminuição nas mazelas sociais. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200