Não há dúvidas de que as discussões sobre a inclusão de deficientes visuais na educação atestam a relevância desta questão na atualidade. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) o crescimento das dificuldades decorrente dessa exclusão, (Sem vírgula) é um entrave para se conquistar avanços, já que causa retrocessos em direitos coletivos e mazelas sociais.
Os retrocessos nos direitos coletivos causados por este problema, para este grupo de deficientes visuais, é que em muitas ocasiões, principalmente no âmbito escolar, é a falta de material adequado para esse grupo. A exclusão em algumas atividades escolares, (Sem vírgula) é algo que dificulta na aprendizagem desses indivíduos, consequentemente o direito coletivo de aprender é retirado. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A partir disso, vem as mazelas sociais, tornando este grupo vulnerável e mais propensos a ter que enfrentar dificuldades impostas na sociedade, no mercado do trabalho, pois a falta de educação não gerou indivíduos qualificados, mas sim pessoas sem condições para sobreviver. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que todo o processo de educação para este grupo, (Sem vírgula) seja reavaliado, (Sem vírgula) pelo governo ou por instituições locais. Para que assim indivíduos portadores de alguma deficiência visual seja incluído na educação, e na sociedade. Com isso o direito de aprender não será mais retirado, e haverá uma diminuição nas mazelas sociais. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento, evitando uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |