Pessoas com deficiência visual e desigualdade social - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 13/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um país que enfrenta grandes dificuldades em diversas áreas públicas, uma das principais é a educação. A falta de recursos necessários, como professores, salas e materiais, contribui para a precariedade do ensino. (Importante mencionar os deficientes visuais aqui. Você não abordou o tema completamente. Cuidado)

A inclusão de deficientes visuais nas escolas é mínima. Não há professores capacitados, materiais necessários e espaço adequado para esse tipo de ensino. O conteúdo a ser estudado deve ser o mesmo, porém, a forma de aprendizado precisa ser diferente. Afinal, pessoas com deficiência, (Sem vírgula) possuem diferentes capacidades de pessoas sem deficiência. (Reestruture. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) O sistema Braille é indispensável para o estudo e leitura de um indivíduo cego. Entretanto, não são todos os lugares que possuem esta técnica. Escolas mais desenvolvidas, de classes mais altas, têm mais recursos para o uso do Braille, enquanto nas escolas da periferia e de zonas mais pobres, a situação é diferente. (Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) A desigualdade social influencia totalmente na educação, principalmente em relação a pessoas deficientes. Os desafios de inclusão desses estudantes são enormes, principalmente pela diferença de classes. O governo precisa investir mais no ensino brasileiro, para todos os tipos de pessoa. Sendo assim, com mais recursos e técnicas, estudantes com deficiência visual poderão ter mais facilidade em ir para a escola. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200