É notório os desafios na inclusão de deficientes visuais no ambiente escolar. A grande maioria desse grupo ainda vivência a falta de uma base escolar adequada. Podemos analisar os desafios, levantando os problemas estruturais e culturais. (Melhore a contextualização do tema)
Nessa perspectiva, percebe-se que no Brasil vários colégios possuem estruturas incompletas, escassez de materiais e professores desqualificados. Assim, o acesso à educação aos deficientes visuais é quase ou totalmente nula. (Truncamento) Resultando um grande desafio para alguns desses alunos, dificultando o aprendizado. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a questão cultural arta bastante os deficientes visuais. A desigualdade social o preconceito e exclusão desses alunos (Melhore essa construção) fazem as taxas de evasão escolar entre deficientes visuais aumentar. Um ambiente hostil, a ausência de livros didáticos corretos, a discriminação de alunos e até professores limitam as oportunidades dessas pessoas em alcançar seus objetivos sonhos.
(Boa estratégia coesiva) Desse modo, investir em políticas públicas que incluem reformas nas estruturas dos colégios, livros didáticos em Braille, softwares de leitura, aulas com mais dinâmicas adequando as capacidades de cada aluno e profissionais qualificados. Aumentar a parceria entre a família e a escola com debates para engajar a inclusão de deficientes visuais na educação. (Melhore o encadeamento) Assegurando apoio para alunos, ajudando-os a criar novos vínculos com outros colegas e diminuindo o preconceito no ambiente escolar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |