Segundo Aristóteles, filósofo grego, a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida dessa desigualdade, porém na prática não é o que acontece quando se trata da inclusão educacional de deficientes visuais. Neste sentido, há que se discutir meios efetivos para sanar ou amenizar tal questão frente a desafios, a saber, recursos financeiros, capacitação humana e estrutura de ambiente. (Formule a tese com mais clareza)
Certamente que a educação inclusiva deve ter um ambiente estruturado para um atendimento adequado, uma vez que os recursos disponibilizados devem se adequar às necessidades dos alunos. Com isso, as instituições de ensino precisam fazer adaptações para o desenvolvimento escolar dos deficientes visuais com o uso do Braile, piso apropriado e acessibilidade bem como estratégias de ensino. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, há a necessidade de apontar uma formação continuada para capacitação de Professores e/ou Educadores, além de material adequado e metodologia específica, para um maior desenvolvimento e desempenho dos alunos, cabendo ao Poder Executivo , através do Ministério da Educação prover um aumento dos recursos financeiros para tal proposta.
(Melhore a estratégia coesiva) Sob a perspectiva legal,a LDB -Lei de Diretrizes Básicas da Educação e a LBI-Lei Brasileira de Inclusão confirmam o direito dos mesmos em frequentar o ensino regular e a própria CF-Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205 ao dizer que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família(...). (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que as leis de inclusão sejam respeitadas, ações afirmativas como cotas no ensino regular, disponibilização de recursos financeiros para capacitação humana e adequação de ambientes através do Ministério da Educação via projetos para captação de novas fontes de recursos , palestras e campanhas publicitárias que visem a compreensão e o engajamento da sociedade.Posto isso, a igualdade aristotélica será vivenciada plenamente no que diz respeito a inclusão escolar de alunos com deficiência visual. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |