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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 12/03/2024

Status:

Corrigida
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Segundo Aristóteles, filósofo grego, a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida dessa desigualdade, porém na prática não é o que acontece quando se trata da inclusão educacional de deficientes visuais. Neste sentido, há que se discutir meios efetivos para sanar ou amenizar tal questão frente a desafios, a saber, recursos financeiros, capacitação humana e estrutura de ambiente. (Formule a tese com mais clareza)

Certamente que a educação inclusiva deve ter um ambiente estruturado para um atendimento adequado, uma vez que os recursos disponibilizados devem se adequar às necessidades dos alunos. Com isso, as instituições de ensino precisam fazer adaptações para o desenvolvimento escolar dos deficientes visuais com o uso do Braile, piso apropriado e acessibilidade bem como estratégias de ensino. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, há a necessidade de apontar uma formação continuada para capacitação de Professores e/ou Educadores, além de material adequado e metodologia específica, para um maior desenvolvimento e desempenho dos alunos, cabendo ao Poder Executivo , através do Ministério da Educação prover um aumento dos recursos financeiros para tal proposta.

(Melhore a estratégia coesiva) Sob a perspectiva legal,a LDB -Lei de Diretrizes Básicas da Educação e a LBI-Lei Brasileira de Inclusão confirmam o direito dos mesmos em frequentar o ensino regular e a própria CF-Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205 ao dizer que a educação, direito de todos e dever do Estado e da família(...). (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário que as leis de inclusão sejam respeitadas, ações afirmativas como cotas no ensino regular, disponibilização de recursos financeiros para capacitação humana e adequação de ambientes através do Ministério da Educação via projetos para captação de novas fontes de recursos , palestras e campanhas publicitárias que visem a compreensão e o engajamento da sociedade.Posto isso, a igualdade aristotélica será vivenciada plenamente no que diz respeito a inclusão escolar de alunos com deficiência visual. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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