Dificuldades de incluir alunos com deficiência visual - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 12/03/2024

Status:

Corrigida
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Os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação é um tema pouco abordado na esfera educacional. A deficiência visual dar-se por perda parcial ou integral da visão, ocasionada por diversos fatores como pancadas fortes na região do lobo occipital, uso de substâncias ilícitas durante o período gestacional ou por doenças degenerativas da área ocular. A falta de conhecimento dos profissionais para realizar um trabalho efetivo e sem investimento em recursos que auxiliariam no trabalho para esses alunos, (Sem vírgula) são causas que dificultam a inclusão desses educandos.

Embora o professor tenha um bom conhecimento em inclusão escolar, ele necessita de suporte e formações continuadas para fazer essa inclusão de maneira eficiente. A deficiência visual ainda é um tabu para muitos educadores, haja visto que, (Sem vírgula) pouco fala-se sobre ela, e existe a insegurança de como proceder com um aluno não visual. Nesse contexto, o que falta é uma discussão mais ampla sobre o assunto e como deve ser procedido o conhecimento e vivências na rotina escolar.

(Boa estratégia coesiva) Outro problema comum são nas chamadas salas de Atendimento Educacional Especializado(AEE), cuja falta de recursos para esses alunados e falta de habilidades de muitos profissionais desta área, (Sem vírgula) torna-se incapaz a efetiva inclusão. Ao trabalhar na sala de AEE, é necessários recursos táteis e de fácil manuseio, como alfabeto em braile, suportes de ampliação de imagens para alunos com perda parcial de visão, recursos de pranchas e guias adequados a faixa etária do discente. (Reveja concordância)

(Melhore a estratégia coesiva) O incluir não é somente colocar a criança não visual junto as demais crianças, mas pensar nela como um todo, um ser social, que mesmo com sua incapacidade visual é um sujeito ativo e com direitos à formação integral nas esferas socias, cognitivas, física e emocional. Investir na educação para todos os alunos, independente de sua deficiência (Vírgula) é um direito subjetivo. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas conforme a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200