No filme "Ensaio sobre a cegueira" a sociedade é assolada por uma espécies de epidemia de cegueira, forçando os personagens a viver em um cenário apocalíptico com a nova condição, e consequentemente, a enfrentar inúmeras dificuldades. Em consonância com a realidade da obra, está a de muitos deficientes visuais, que apesar de não precisarem lidar com o ruir da humanidade, ainda enfrentam desafios em sua inclusão na educação. Nessa perspectiva, fica evidente que esse quadro se mantêm por fatores como a negligência por parte do governo e dos indivíduos.
Em primeira análise, faz-se necessária a discussão quanto a negligência governamental diante desse cenário. A constituição Federal de 1988 prevê aos cidadãos brasileiros o direito à educação e a assistência aos desamparados, evidenciando a obrigação do Estado de amparar os deficientes visuais na educação. Entretanto, não é esse suporte que se observa nas instituições de ensino brasileiras - principalmente as públicas -, mas sim a ausência de diversas necessidades desse público, como material didático em Braille ou com texto e imagens maiores para pessoas com visão parcial, profissionais capacitados para prestar auxílio, uso de tecnologia para transcrever texto em áudio, entre outras.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a negligência da sociedade com esse grupo é evidenciada por práticas históricas de preconceito. Sabe-se que, durante o século XIX, a ciência criou o conceito de determinismo biológico, utilizado para legitimar o discurso preconceituoso de inferioridade de grupos minoritários, segundo o qual a função social do indivíduo é determinada por características biológicas. Desse modo, infere-se que a incapacidade associada hodiernamente aos deficientes visuais tem raízes históricas, que acarretam a falta de consciência coletiva de inclusão desse público.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente a necessidade de medidas para combater os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. O Estado, ONGs e empresas privadas devem então, por meio de capacitação profissional, melhora de infraestrutura, leis, palestras, debates e trabalhos em grupo, promover a inclusão dos deficientes visuais, melhorando sua aprendizagem e socialização em nossa sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |