Uma decisão histórica do Supremo Tribunal Federal trouxe mais uma vez à tona, uma polêmica que divide opiniões entre setores conservadores e liberais do País. Todos os ministros do Supremo foram unânimes: Está aprovada a união homoafetiva, ou seja, união estável entre pessoas do mesmo sexo com direitos inerentes à união1 assim como os casais heterossexuais.
Nos últimos anos, a classe homossexual vem ganhando espaço e força em diversos campos da sociedade. A intolerância sexual, embora ainda presente, está diminuindo cada vez mais, graças às campanhas de conscientização.
No entanto, com a aprovação da união homoafetiva, é necessário rever o conceito de família. O núcleo familiar é a base de toda formação do indivíduo, onde carrega heranças genéticas e traços peculiares da família à qual pertence.O objetivo não é discutir se um casal homossexual terá condições de suster uma família, mas os princípios éticos e morais que norteiam a célula mater da sociedade encontrará obstáculos ao se deparar com a questão homoafetiva.
A Constituição Federal bem como o código civil vigente preconiza que entidade familiar é reconhecida como a união de homem e mulher. Os ministros do STF, após interpretações declararam que família é formada pela afetividade ou amor, independente de ser casal hétero ou homossexual.
O fato é que a polêmica está lançada. Líderes religiosos são contra a qualquer violação da natureza humana, enquanto simpatizantes da homoafetividade defendem a união como forma de igualdade de direitos.
A família possui muitas obrigações, dentre elas está a formação de pessoas capazes a conviver em sociedade respeitando a dignidade de cada indivíduo. Tratar as pessoas respeitando a sua opção sexual é o mínino que o núcleo familiar tem de passar aos seus participantes para que a sociedade em geral pare de assistir atrocidades de intolerância sexual.
Comentários do corretor
Letra minúscula
Atente-se às regras de uso da vírgula
Termo mal articulado / onde : advérbio de lugar
Você soube apresentar ideias que abordaram a problemática do tema ao desenvolver uma linha argumentativa plausível. Continue lendo e escrevendo! Sucesso.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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