Apenas Braille não ajuda em nada - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 12/03/2024

Status:

Corrigida
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A Constituição Federal de 1988 traz em seu artigo 6 que é de direito a todos os cidadãos o acesso a educação. Entretanto, a realidade mostra que muitos não tem acesso a esse direito tão importante para o desenvolvimento da nação, e os que tem, (Sem vírgula) não são levados em conta suas limitações, como é o caso dos deficientes visuais. A falta de infraestrutura em escolas públicas, despreparo de professores, falta de acessibilidade e descaso governamental, (Sem vírgula) são os principais fatores que dificultam a solução do tema abordado. 

A princípio, é notório a falta de infraestrutura em escolas públicas. Espaços estão quebrados, faltam livros para estudantes, salas de aulas pequenas comportando grande número de alunos entre outros problemas que são relatados por estudantes da rede pública. Essa má estrutura chega a ser um grande desafio para alunos que possuem alguma deficiência, como os deficientes visuais que não encontram livros escritos em Braille. A falta de investimento governamental apenas dificulta a resolução da problemática. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, mais acessibilidade para deficientes visuais e especialização de professores é essencial para resolver o tema. Livros em Braille são importantes em escolas, porém, apenas tê-los não é o suficiente para ajudar os estudantes. É preciso que professores saibam como interagir com cada tipo de alunos, entendendo suas limitações e ajudando-os. Profissionais que auxiliem pessoas com deficiência em instituições públicas é outro meio de acessibilidade que os ajudariam muito.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a ação do Governo Federal, orgão que distribui a renda tributária do país, em conjunto ao Ministério da Educação (MEC), investindo em programas onlines que capacitem professores da rede pública a interagir com alunos com deficiência visual, com a finalidade de acesso a eles a um ensino de qualidade e de fácil acesso a todos. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200