A Constituição Federal de 1988 traz em seu artigo 6 que é de direito a todos os cidadãos o acesso a educação. Entretanto, a realidade mostra que muitos não tem acesso a esse direito tão importante para o desenvolvimento da nação, e os que tem, (Sem vírgula) não são levados em conta suas limitações, como é o caso dos deficientes visuais. A falta de infraestrutura em escolas públicas, despreparo de professores, falta de acessibilidade e descaso governamental, (Sem vírgula) são os principais fatores que dificultam a solução do tema abordado.
A princípio, é notório a falta de infraestrutura em escolas públicas. Espaços estão quebrados, faltam livros para estudantes, salas de aulas pequenas comportando grande número de alunos entre outros problemas que são relatados por estudantes da rede pública. Essa má estrutura chega a ser um grande desafio para alunos que possuem alguma deficiência, como os deficientes visuais que não encontram livros escritos em Braille. A falta de investimento governamental apenas dificulta a resolução da problemática. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, mais acessibilidade para deficientes visuais e especialização de professores é essencial para resolver o tema. Livros em Braille são importantes em escolas, porém, apenas tê-los não é o suficiente para ajudar os estudantes. É preciso que professores saibam como interagir com cada tipo de alunos, entendendo suas limitações e ajudando-os. Profissionais que auxiliem pessoas com deficiência em instituições públicas é outro meio de acessibilidade que os ajudariam muito.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a ação do Governo Federal, orgão que distribui a renda tributária do país, em conjunto ao Ministério da Educação (MEC), investindo em programas onlines que capacitem professores da rede pública a interagir com alunos com deficiência visual, com a finalidade de dá acesso a eles a um ensino de qualidade e de fácil acesso a todos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo produtivo. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |