A inclusão de deficientes visuais na educação se torna uma problemática preocupante e vítima de muitos desafios. Nesse contexto, os desafios
enfrentados vão desde a falta de recursos adequados até atitudes sociais e estruturais desfavoráveis. Portanto, a falta de medidas estatais e pequena repercussão midiática são considerados os agravantes dessas dificuldades que necessita um sólido enfrentamento.
Em primeira análise, a ausência de profissionais especializados em ambientes institucionais se torna um fator preocupante. (Truncamento) visto que, (Sem vírgula) para um bom desempenho é necessário uma comunicação correta entre aluno-professor. Além disso, a falta de recursos acessíveis torna ainda mais difícil o aproveitamento escolar, pelas limitações, que são necessários recuras específicos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a falta de intervenções midiáticas para a diminuição de tal problemática. (Truncamento) Sendo o maior meio de comunicação da atualidade, capaz de abordar diferentes causas.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, se se torna necessário medidas para o enfrentamento dessas dificuldades. Portanto, cabe a iniciativa do estado em parceria com o Governo a criação de leis que obrigam a adaptação necessária para deficientes. Além disso, é necessário a propagação de propagandas através das mídias sociais, com o intuito de ensinar uma inclusão adequada para os estudantes. E assim, ser possível a resolução deste problema. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |