Como pode se definir estratégias para ampliar recursos e qualificação no acesso de pessoas com deficiência visual à educação e a todos os direitos que lhe são ofertados pela Constituição brasileira? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)
Podemos iniciar colocando uma lupa sobre a discussão do tema: desafios na inclusão de deficientes visuais na educação, fazendo o reconhecimento de que esta é uma discussão ainda em processo de consolidação no nosso país. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) PDC é uma sigla que tem sua tradução no conceito definindo a pessoa com deficiencia seja ela física, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O conceito está expresso no artigo 1 da convenção da assembléia geral da ONU de 2006.
(Melhore a estratégia coesiva) Algumas dificuldades como escassez de recursos como disponibilidade de materiais como livros didáticos, tecnologias para acesso e profissionais habilitados para ensinar, formação inclusiva desde a base escolar são algumas das barreiras que se aponta nos debates, além da visibilidade dos proprios deficientes. (Melhore a apresentação da discussão. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Contemplando o que foi discorrido podemos chegar a conclusão de que no setor público como o estado brasileiro ainda estamos em evolução tanto no acesso à direitos (Vírgula) como também em acessibilidade na educação. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |