A escassez de recursos para o acesso a educação inclusiva no Brasil - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 11/03/2024

Status:

Corrigida
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Como pode se definir estratégias para ampliar recursos e qualificação no acesso de pessoas com deficiência visual à educação e a todos os direitos que lhe são ofertados pela Constituição brasileira? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Parágrafo frasal)

Podemos iniciar colocando uma lupa sobre a discussão do tema: desafios na inclusão de deficientes visuais na educação, fazendo o reconhecimento de que esta é uma discussão ainda em processo de consolidação no nosso país. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) PDC é uma sigla que tem sua tradução no conceito definindo a pessoa com deficiencia seja ela física, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O conceito está expresso no artigo 1 da convenção da assembléia geral da ONU de 2006.

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Algumas dificuldades como escassez de recursos como disponibilidade de materiais como livros didáticos, tecnologias para acesso e profissionais habilitados para ensinar, formação inclusiva desde a base escolar são algumas das barreiras que se aponta nos debates, além da visibilidade dos proprios deficientes. (Melhore a apresentação da discussão. Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Contemplando o que foi discorrido podemos chegar a conclusão de que no setor público como o estado brasileiro ainda estamos em evolução tanto no acesso à direitos (Vírgula) como também em acessibilidade na educação. ​​​​​​​(Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200