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Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 11/03/2024

Status:

Corrigida
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Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, "nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar poderá encontrar respostas para os problemas que os afligem". A partir dessa máxima, contextualiza–se a necessidade de não negligenciar os desafios para a inclusão de deficientes visuais na educação. Logo, seguindo o raciocínio do autor deve–se considerar as causas e consequências, considerando a indiligência governamental, visando lidar com essa nefasta realidade. 

A princípio, John Locke, filósofo inglês, afirma que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da sociedade. Além disso, o art. 227º da Constituição federal, declara que é dever da nação, (Sem vírgula) assegurar à criança e ao adolescente o direito ao ensino. Todavia, a evasão de deficientes visuais nas escolas é uma realidade na sociedade brasileira devido à falta de investimento em capacitações de educadores para ensinar essa parte da população, por conseguinte é válido reconhecer que o Ministério da Educação não atua efetivamente (Melhore a apresentação da discussão), já que recursos necessários não são enviados para que as instituições para poderem auxiliar e promover a educação dessa parcela da população. Nessa lógica, é possível comprovar que o Ministério não exerce seu papel social, conforme as ideais de Locke. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a Infraestrutura inadequada das escolas é um fator que dificulta a atenuação do empecilho, visto que dados do MEC, (Sem vírgula) expõem que em 2013, das mais de 146 mil escolas de ensino, apenas 35 mil estavam adaptadas na época do levantamento. Tais situações colaboram com a dificuldade de inclusão, já que é imprescindível a adaptação de ambientes físicos para essas pessoas. Dessa forma, o descaso governamental permite que a problemática supracitada continue em evidência, pois o Estado não libera verbas suficientes para melhoria das estruturas escolares, visando a participação efetiva de deficientes e exclusão dessa problemática. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, o Ministério da Educação, como importante autoridade na garantia de ensino de qualidade, promover a criação de um programa escolar nacional visando contemplar essa parte da população, o que deve ocorrer mediante o investimento em cursos capacitantes para os professores que os habilitem bem. Paralelamente, construções de adaptações na estrutura das escolas devem corroborar esse processo como a inclusão de rampas, vias de acesso e banheiros especiais. Para mais, ao presenciar uma sociedade justa e solidária e justa, a ideologia de Bauman poderá, decerto, ser cumprida e notada no país. ​​​​​​​(Proposta completa)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200