Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, "a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades". Assim, mostra-se relevante pensar nos desafios na inclusão de deficientes visuais, que é um problema mal discutido na sociedade, devido à falta de recursos nas escolas e no meio de transporte.( Melhore a última construção)
Em primeiro lugar, vale destacar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 15% da população vive com algum tipo de deficiência. Ao ir a sala de aula acabam não tendo recursos eficientes para o ensino desses indivíduos, além disso, com a assimetria social permanece mais desafiador para os mesmos terem oportunidade no ambiente escolar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, cabe ressaltar que alguns sujeitos têm a necessidade do meio de transporte para poder ir ao ambiente escolar, como deficientes visuais que precisam se locomover ao educandário. No livro "o cidadão de papel" (Vírgula) do autor Gilberto Dimensteim, diz que o Brasil é uma sociedade em que a legislação não funciona eficientemente, onde possui direitos que se apresentam somente no papel e não são cumpridos na realidade .
(Boa estratégia coesiva) Dessa maneira, é necessário que medidas sejam aplicadas para melhoria dessa situação. É essencial que o governo (Vírgula) junto ao Ministério Público Federal, invista mais na educação e no meio de transporte para quem tem deficiência visual, por meio de recursos financeiros e investimentos nos programas escolares, sendo assim, poderam ter acesso à melhor qualidade de ensino. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe e exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |