Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 11/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Dentre os diversos desafios enfrentados pelo sistema de educação brasileira, a inclusão de alunos com deficiência visual é um dos mais laboriosos. Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) de 2018 mostram que há mais de 1,2 (um milhão e duzentos mil) milhão de estudantes com cegueira ou baixa visão matriculados nas escolas. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Embora os números sejam altos, a inclusão não se limita à matrícula, uma vez que a LDB (Leis de Diretrizes e Bases) Artigo 3o garante a igualdade de condições não somente ao acesso, mas também à permanência na escola. Para isso, é necessária a adaptação do ambiente às necessidades dos educandos, professores capacitados e materiais adequados. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, existem alguns recursos que são imprescindíveis para a aprendizagem dos alunos com limitações visuais, tais como piso tátil e corrimões para acesso facilitado à sala de aula. Além disso, é importante a utilização de materiais de leitura e escrita em Braille e maior tempo para a execução das atividades em questão, de forma a permitir o avanço de cada estudante.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, é possível salientar que a inclusão, apesar de ser complexa, pode ser feita mediante a cooperação entre os estados e municípios no investimento em ambientes escolares adaptados. Ademais, a capacitação de novos professores é um fator indispensável, junto à valorização do magistério e o diálogo entre todas as partes envolvidas, tendo em vista que a educação é um direito de todos e dever da família e do Estado.​​​​​​​ (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
Compartilhar resultados!