Educação Inclusiva ao PcD visual - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 11/03/2024

Status:

Corrigida
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A educação é um direito social destinado a todos os brasileiros, conforme o Art. 6º da Constituição federal de 1988 (CF/88). Desse modo, a pessoa com deficiência (PcD), visual, não pode ser restringida de acessar o sistema educacional, nem prejudicada com um ensino de má qualidade devido a ausência de acessibilidade e inclusão. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Primeiro, a educação inclusiva é um direito previsto no Art. 27 da Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Em vista disso, as escolas brasileiras devem oferecer uma ambiente digno, sem discriminação e acessível aos estudantes com alguma deficiência, cabendo aos Estados e à comunidade escolar assegurar a consecução desse direito ao PcD visual.

(Boa estratégia coesiva) Segundo, os malefícios da não inclusão do PcD visual, além de ferir a legislação vigente no país, são um limitante ao aprendizado e ao relacionamento social. Isso ocorre por dois motivos, pela falta de infraestrutura adaptada as necessidades do indivíduo com deficiência e pela exclusão por parte dos outros estudantes, que podem se distanciar daquele "diferente" dos demais membros do grupo de convívio. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, a defasagem educacional do PcD visual se torna um obstáculo quando ele ingressa no mercado de trabalho. Afinal, não obteve as bases curriculares necessárias as rotinas da labuta, nem o empirismo adequado ao relacionamento interpessoal (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante da problemática, a solução ou amenização do conhecimento prejudicado, encontra-se na futura empresa empregadora que receberá o papel de fornecer um ambiente receptivo e inclusivo ao colaborador, sob essas circunstâncias.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, sem qualquer discriminação, a educação inclusiva deve ser de qualidade e acessível a todos. Para esse propósito, o Ministério da Educação, órgão do Governo Federal brasileiro, precisa apoiar e estimular as secretarias estaduais e municipais no avanço da inclusão educacional, por meio de recursos financeiros, de manuais técnicos e de treinamentos sobre o tema. Pode, ainda, consultar as instituições de pesquisas, referências no Brasil, a respeito dos melhores e atualizados métodos de inclusão desse público específico para, além da educação, o país formar seres humanos mais preparados contra os percalços da vida.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200