No desenho animado “Turma da Mônica”, somos introduzidos na vida de várias crianças e entre elas tem a Dorinha, uma garota cega, porém, driblando os desafios de sua deficiência ela consegue ser independente e está sempre inserida na vida pessoal e escolar dos seus amigos. Saindo da ficção e trazendo a discussão à realidade brasileira, a inclusão dos deficientes visuais na educação está cercada de desafios, como a falta de materiais didáticos e estrutura adequada, além do despreparo de professores para o ensino destes alunos.
A história está cheia de casos de exclusão de grupos diferentes do padrão de cada época e entre eles estão as pessoas com deficiências, porém, atualmente temos uma série de leis que garanta a inserção deles na sociedade, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, onde é dever do poder público capacitar escolas para atender portadores de deficiência. Entretanto, diferente do que se diz na lei, na prática a maioria das escolas do país carece de investimentos no ensino de cegos e portadores de baixa visão, sem acessibilidade nos edifícios educacionais e com falta de materiais em braile e com a letra ampliada, acarretando o retardo na educação deles. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os profissionais da educação são essenciais para inclusão de estudantes com deficiência no ambiente de aprendizagem com metodologias de ensino que acolha a todos, mas (Vírgula) em contrapartida, não sendo aplicado e maneira adequada os deficientes visuais acabam sendo excluídos desses ambientes. O Instituto Benjamin Constant é um local acolhedor aos deficientes visuais, pois é totalmente voltado ao ensino de deficientes visuais e ao aprendizado de braile a professores que busquem a essa capacitação profissional, mas infelizmente quando o ensino de pessoas com deficiência é tratado com descaso, a sociedade comum toda acaba sendo excludente. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para a ruptura do cenário de exclusão de deficientes visuais em instituições de ensino. Assim, cabe ao Ministério da Educação em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania a devida capacitação de professores já atuantes por meio de cursos, além de fazer obrigatório o aprendizado de metodologias de ensino inclusivas nos cursos superiores. Desse modo, os professores já terminariam o ensino sabendo como incluir portadores de deficiência. Além disso, o governo deve disponibilizar um número maior de materiais de ensino inclusivos e reformar os centros de ensino, para tornar a vida do deficiente visual mais independente, assim como vemos a Dorinha convivendo em harmonia com seus amigos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
|
Nota
|
Motivo
|
Domínio da modalidade escrita formal
|
160
|
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
|
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
|
160
|
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
|
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
|
120
|
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
|
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
|
200
|
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
|
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
|
120
|
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
|
NOTA FINAL: 760
|
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
120 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
120 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
80 |
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
520 |
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Compartilhar resultados!