Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 11/03/2024

Status:

Corrigida
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"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos." (Melhore a coesão) (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos). Analisando o cenário atual, observa-se que a inclusão de deficientes visuais enfrenta uma série de desafios que vão desde a falta de recursos adequados até atitudes sociais e estruturais desfavoráveis. Sendo assim, é fundamental um debate entre as autoridades para a resolução desse problema. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de recursos para deficientes visuais. Dessa forma, a importância do investimento governamental em implantar materiais que facilitam o aprendizado e estudo nas escolas públicas de todo o Brasil. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a realização de mudanças estruturais que possam facilitar o cotidiano dessas pessoas. Logo, contaremos com uma maior introdução de deficientes visuais nesse espaço.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de responsabilidade das autoridades governamentais a concretização desses projetos, para incluir e favorecer os deficientes no seu cotidiano atualmente. ​​​​​​​(Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200