A educação no Brasil enfrenta vários desafios não só para fornecer qualidade de ensino, mas também no que tange à inclusão educacional de todos. Nesse contexto, está os deficientes visuais (Vírgula) os quais compõe um grupo altamente desfavorecido no processo de aprendizagem, uma vez que precisam de metodologia distinta para aprender da mesma forma de pessoas sem essa deficiência. Nesse sentido, convém analisar os principais fatores desafiadores dessa realidade.
Em primeira análise, o direito ao acesso à educação é garantido na Constituição federal e a igualdade de todos. Nessa lógica, mesmo com o empenho do poder público em desenvolver a educação brasileira, falta ainda a sensibilidade em fornecê-la de forma adequada para os deficientes visuais de modo que garanta a isonomia de direitos prevista no nosso ordenamento jurídico. Essa realidade é observada na ausência de suporte nas escolas e universidades para atender esse público. Dessa forma, é imprescindível superar o obstáculo da insensibilidade do poder público. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, essa falta apoio público ocorre tanto na infraestrutura física quanto nos materiais pedagógicos, como Braille. No que se refere a estrutura educacional é necessário existir espaços dentro da escola de ensino aos deficientes com intuito de fornecer o processo de aprendizagem e pedagógico exigido por esse tipo de deficiência. No tocante a materiais de estudos, o Braille destaca-se, visto que por intermédio dele o estudante consegue aprender a leitura e a escrita, o que permite o desenvolvimento do aluno durante todo o período escolar. No entanto, ausência desses meios educacionais existentes no Brasil são impasses que precisam de mudanças efetivas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado invista na educação de deficientes visuais por meio da alteração na estrutura escolar e também forneça o sistema Braille no ensino, a fim de superar todos os obstáculos dessa perspectiva e incluir, dessa maneira, todos na educação. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |