Por vezes vemos e percebemos o quão difícil é ter de tentar ler um livro, mas não conseguir ler o que está escrito devido à linguagem usada ser tão pouco vista por nós. Então não é difícil imaginar o quão difícil deve ser para um deficiente visual, que tem de interpretar imagens que mal vê, por isso a necessidade de inclusão ou ajuda especial (Reelabore essa ideia). As dificuldades que diversas escolas têm em acolher plenamente esses estudantes se vê na falta de docentes que saibam lidar com os desafios diante deles, como elaborar uma atividade que seja praticável para todos. Assim, temos como um interventor o Ministério da Educação e Cultura, MEC, que pode cobrar das escolas melhorias.
Deficientes visuais têm uma grave limitação, que afeta diretamente no seu aprendizado. Tal limitação os impede de ler fielmente um texto verbal ou não verbal, já que sua visão está comprometida. Logo, exercícios que sejam propostos com elementos táteis, como sentir texturas, é uma forma fácil de inicialização e introdução do estudante ao braille, afinal ele vai estar aprendendo a decodificar e compreender texturas e formas. Exercícios escolares que explorem tais áreas é fundamental para um estudante, assim, a "missão" de aprender braille ganha alguns passos a mais, além de explorar a criatividade do aluno em saber formar palavras, formas, e entre outros.
(Melhore a estratégia coesiva) Um problema grave é os docentes não terem formação profissional para lidar com os desafios postos diantes deles [docentes e alunos]. Há uma necessidade especial, uma atenção especial, em esses docentes saberem lidar com essas dificuldades, senão os estudantes com deficiência não vão conseguir compreender o que está sendo passado em sala de aula e vão, fatalmente, ficarem atrasados, prejudicando ainda mais seus estudos. É importante haver investimentos em profissionais qualificados para lidar com os desafios que virão, como o aluno ter dificuldade de interpretação e não saber orientar-se, além de que escolas devem investir em equipamentos pedagógicos que facilitem o processo de ensino dos alunos e dos docentes em lecionar. (Reelabore e explore a discussão com clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Os problemas são diversos e complexos, indo de limitações cogênitas até ter de formular uma estrutura escolar que seja compatível com a necessidade do estudante. A implementação do braille é uma forma de inclusão literária, além de máquinas de escrever em braille. Porém há a falta de profissionais qualificados que possam usufruir de uma gama de recursos para lecionar, assim temos que cobrar do Ministério da Educação e Cultura, MEC, a capacitação desses profissionais, seja ela cobrada através do currículo ou do próprio curso. O mais fundamental é podermos dar o direito que esse estudante tem de estudar e seguir seus sonhos. Pois como diria Epicteto, só a educação liberta.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para explorar as discussões. Reestruture e explore as ideias com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |