A inclusão de estudantes que possuem deficiências visuais é necessário nas escolas, pois são muitas as redes de ensino que não possuem nenhum tipo de adaptação para os estudantes com deficiência visual. Tendo inúmeros desafios na inclusão desses estudantes na educação e até mesmo na ingressão dos mesmos no mercado de trabalho. (Reelabore e formule a tese)
Porém ainda há escolas que não possuem o braile e nenhuma outra forma de garantir o acesso ao conteúdo educacional, também não garantindo um bom ambiente escolar entre os estudantes, que em muitos casos ocorrem-se o bullying com os estudantes cegos ou de baixa visão. Como exemplo a Dorinha da Turma da Mônica enfrenta diversos desafios diante a falta de inclusão á acessibilidade nos locais públicos, como por exemplo, a falta de passeios adaptados para as pessoas cegas, e a falta do braile nos produtos e nos cardápios de muitos estabelecimentos. (Apresente a discussão com clareza)
Concluo que as escolas devem ter uma adição de tempo das aulas, ter a impressora braile nas escolas, a adaptação de corredores, e em alguns casos professores para auxiliar esses alunos. Para se ter um melhor ambiente para esses alunos e a inclusão deles na educação nas redes de ensino, ajudando muito á terem melhores oportunidades no mercado de trabalho futuramente.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza. Desenvolva as ideias conforme a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |