Desafios na Inclusão de Deficientes Visuais na Educação - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 07/03/2024

Status:

Corrigida
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A inclusão de estudantes que possuem deficiências visuais é necessário nas escolas, pois são muitas as redes de ensino que não possuem nenhum tipo de adaptação para os estudantes com deficiência visual. Tendo inúmeros desafios na inclusão desses estudantes na educação e até mesmo na ingressão dos mesmos no mercado de trabalho. (Reelabore e formule a tese)

Porém ainda há escolas que não possuem o braile e nenhuma outra forma de garantir o acesso ao conteúdo educacional, também não garantindo um bom ambiente escolar entre os estudantes, que em muitos casos ocorrem-se o bullying com os estudantes cegos ou de baixa visão. Como exemplo a Dorinha da Turma da Mônica enfrenta diversos desafios diante a falta de inclusão á acessibilidade nos locais públicos, como por exemplo, a falta de passeios adaptados para as pessoas cegas, e a falta do braile nos produtos e nos cardápios de muitos estabelecimentos. (Apresente a discussão com clareza)

Concluo que as escolas devem ter uma adição de tempo das aulas, ter a impressora braile nas escolas, a adaptação de corredores, e em alguns casos professores para auxiliar esses alunos. Para se ter um melhor ambiente para esses alunos e a inclusão deles na educação nas redes de ensino, ajudando muito á terem melhores oportunidades no mercado de trabalho futuramente.

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com clareza. Desenvolva as ideias conforme a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     520


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200