Um mundo baseado em estímulos visuais (Vírgula) seja no meio social, educacional e profissional, exclui um grande número de pessoas as quais não possuem o sentido da visão. Desse modo, é gerado desafios para que haja inclusão em áreas importantes como o acesso à educação para esses indivíduos. Sendo assim, é notório os problemas que o pouco avanço tecnológico escolar junto com o modelo tradicional de ensino dificulta a efetivação da equidade.
A princípio, a tecnologia deveria facilitar o cotidiano de todas as pessoas e contribuir para a evolução na educação. Todavia, não é o que acontece no Brasil, visto que no ambiente escolar há pouco desenvolvimento dessa ferramenta para auxiliar na equidade de acesso para os estudantes que não enxergam. Isso ocorre devido ao pouco investimento governamental para essas áreas tão importantes que quando não recebem devida atenção acaba impactando diretamente na democratização do ensino, acarretando em retrocesso ao país e segregando parte da população que possui deficiência visual. (Apresente dados para confirmar a veracidade do seu ponto de vista)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, o modelo tradicional de ensino não atende as necessidades heterogêneas dos alunos. Dessa forma, é preciso compreender que cada discente tem sua particularidade e baseado nisso atender às suas necessidades extraindo o melhor de cada um. No filme, Mãos talentosas, um menino se acha ignorante por não conseguir aprender na escola, quando na verdade ele só precisava de óculos. Do mesmo modo, estudantes com deficiência visual ou baixa visão se sentem pouco pertencentes a uma sala de aula a qual não conseguem enxergar a lousa com seus textos e esquemas. Logo, esse desafio gerado pelo modelo tradicional limita o futuro do país ao não incluir esse grupo de pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, sabendo-se dos empecilhos que se tem para a inclusão dessa minoria algo deve ser feito. Com isso, o Ministério da Educação deve ser mais criterioso na formação de professores para que as dificuldades dos alunos sejam reconhecidas e atendidas. Além disso, mais verba deve ser destinada á educação para um programa de tecnologia inclusiva na escola que auxilie os deficientes, buscando evoluir e transformar o mundo atual, favorecendo o surgimento de mais mãos talentosas. (A proposta está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto senti falta de dados. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |