Inclusão defasada - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 06/03/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme indiano “Black” retrata a vida de uma mulher que nasceu surda e cega, e que por esses motivos sempre enfrentou dificuldades em seu entorno. Similarmente, percebe-se, no Brasil hodierno, que os deficientes visuais precisam lidar diariamente com desafios relacionados a sua inclusão, sobretudo no campo educacional. Nesse sentido, configuram-se como entraves para essa parcela da sociedade a capacitação deficiente de professores aliada à carência de infraestrutura das escolas. 

É necessário mencionar, de início, a capacitação falha de profissionais educadores, especialmente nas escolas. De acordo com Cora Coralina, escritora brasileira, é feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que se ensina. Contudo, observa-se na realidade brasileira o despreparo de professores aptos a repassar o conhecimento àqueles que possuem baixa visão, uma vez que muitos não dominam o braile – principal ferramenta apara compreensão dos deficientes visuais –, nem conseguem descrever de forma didática o que está sendo estudado nos livros, fatores que dificultam a imersão dos deficientes visuais no processo educativo (Melhore a apresentação dessa discussão). Evidencia-se, portanto, que a formação inadequada de professores contribui para a sensação de “marginalização” dos que possuem baixa visão.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, pode-se ressaltar a falta de infraestrutura adequada para atender as necessidades dos deficientes. Para Arthur Lewis, economista britânico, a educação não deve ser encarada como um gasto, e sim como investimento. Entretanto, percebe-se que, no Brasil, as escolas, sobretudo as da rede pública, não dispõem de uma infraestrutura eficiente, uma vez que muitas instituições ainda não têm o básico, como: professores de braile, gravações de conteúdos em áudio ou elevadores (Apresente dados). Em consequência disso, muitos estudantes com visão deficiente não se matriculam ou desistem de seus cursos por não serem assistidos da forma correta e necessária. Percebe-se, assim, que não investir em estruturas escolares básicas acentua a exclusão e aumenta os níveis de evasão escolar dos que possuem cegueira ou baixa visão.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser adotadas para resolver tal situação. Posto isso, cabe ao Estado, na figura do Ministério da Educação, por meio da liberação de verbas, investir na infraestrutura de escolas públicas e particulares, com o intuito de aumentar a sensação de acolhimento daqueles com deficiência visual e, consequentemente, diminuir a evasão escolar de tais indivíduos. Urge, também, que a iniciativa privada, em parceria com as organizações não governamentais, disponibilize cursos e plataformas virtuais de baixo custo para seus colaboradores, com o fito de proporcionar conhecimento e preparo para lidar com esse grupo. Somente assim será possível garantir o direito à igualdade previsto na Carta Magna de 1988. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200