Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação - Banco de redações


Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação

Enviada em: 06/03/2024

Status:

Corrigida
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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), diz que, (Sem vírgula) é dever do Estado assegurar as crianças e adolescentes atendimento especializado aos deficientes. No entanto, nota-se uma série de dificuldades como a falta de profissionais qualificados, assim como a falta de recursos e materiais adequados para o ensino. Logo, essas dificuldades precisam de um olhar sensível dos órgãos competentes responsáveis pela educação para que se possa garantir e oportunizar o aperfeiçoamento dos educadores e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos deficientes visuais. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, é importante mencionar que a deficiência visual é caracterizada como uma incapacidade, limitação ou perda total da visão. Paralelo a isso, percebe-se que, para cada tipo de característica (Vírgula) existe um método de ensino-aprendizado diferenciado. Porém, observa-se que muitos educadores não têm a formação qualificada para saber lhe dar com cada situação. Sendo assim, é de total relevância o investimento e reciclagem no aperfeiçoamento desses profissionais.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de recursos e materiais didáticos como Braille, computadores e livros adaptados, fortalecem a dificuldade dos educadores em repassar o ensino e consequentemente dos alunos aprenderem. Com isso, para que exista aprendizagem de qualidade e para que os profissionais trabalhem com mais responsabilidade afetiva e inclusiva (Vírgula) é importante o Estado investir no sistema educacional. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, entende-se que os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação é um obstáculo vivenciado há anos por ambas as partes. Assim, cabe ao poder público investir nos educadores através de formações continuadas direcionadas para essa dificuldade de deficiência visual, juntamente com recursos e materiais didáticos apropriados para que os professores desempenhem seu serviço com maestria e para que os alunos desenvolvam uma excelente aprendizagem aliada ao sentimento de inclusão, respeito e igualdade.  (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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