Conhecida como "Cidadã", por ser concebida no processo de redemocratização (Vírgula) a Constituição federal, foi promulgada em 1988, com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se que os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação, (Sem vírgula) configura-se como uma falha no princípio de isonomia, pois ainda é existente na sociedade a falta de inclusão. Sendo assim, percebe-se que as falhas constitucional e a falta acessibilidade são umas das principais causas do problema, pois possui raízes amargas no País motivadas pela Negligência Governamental, aliada à Normalidade Social.
Em primeiro lugar, destaca-se a Negligência Governamental como uma das causas do problema. Sob esse viés, segundo o filósofo John Locker, o Estado deve assegurar todos os direitos dos indivíduos. Entretanto, ao se analisar o contexto nacional, vê-se uma lacuna entre a teoria e a prática nacional, uma vez que, (Sem vírgula) o Estado não efetua essa garantia, em virtude da ausência de recursos inseridos no âmbito de inclusão de deficientes visuais. Diante disso, é inaceitável tal conduta (Vírgula) em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, verifica-se a Normalidade Social como mais uma das causas dos revés. Sob essa perspectiva (Vírgula) de acordo com Marcelo Novelino, notável jurista brasileiro, o surgimento de um costume ocorre quando a prática reiterada de certos atos cria (Vírgula) no meio social, a convicção de sua obrigatoriedade e normalidade. Logo, é inadmissível tal problemática. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto a necessidade de se combater os problemas enfrentados pela Negligência Governamental e pela Normalidade Social. Para isso, é necessário que o Ministério do Desenvolvimento Social, a exemplo de desenvolver projetos, em parceria com a iniciativa privada, a fim de utilizar os recursos existentes de forma consciente, promova ações em parceria com mídia, que deve instruir a população por meio de debates e campanhas de abrangência nacional. Nesse sentido, o intuito de tal medida é conscientizar as pessoas em relação ao tema abordado, e consequentemente, (Sem vírgula) a amenizar os desafios na inclusão de deficientes visuais na educação. Desse modo, os brasileiros terão o direito garantido pela constituição, finalmente como realidade.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |