Sabe-se que o alfabeto em braile foi criado para as pessoas com algum tipo de deficiência visual, ou seja, para que houvesse inclusão dessas pessoas nas escolas, no mercardo de trabalho e na sociedade em geral. Entretanto, desde da a educação básica, existe a escassez da inclusão do alfabeto em braile nas escolas. Logo, alunos que têm alguma deficiência visual são prejudicados, pois não são eficazes as normas que defendem a inclusão e a falta de conhecimento dos docentes em lidar com o ensino de discentes com deficiência.
Inicialmente, existem diversas normas e leis que apoiam e defendem a inclusão de pessoas com deficiência visual a terem acesso à educação, mas não são eficazes. Dessa maneira, conforme a Constituição federal (CF), que abarca em seu bojo que todos tem direito à educação, no entanto, nas escolas públicas e privadas o ensino a alunos com algum tipo de deficiência visual é raro, pois não tem investimentos e estrutura para lidar com esses dicentes (Melhore essa construção). Desse modo, uma boa parte desses alunos ficam prejudicados, até mesmo para se inserirem no mercado de trabalho, pois não cedem espaços para que mostrem seu potencial, contudo um exemplo de superação é o comediante mineiro Geraldo Magela vulgo "ceguinho" que enfrentou diversas dificuldades por ser cego e no dias atuais, ele transforma a sua deficiência em comédia, sendo que alcançou o sucesso e reconhecimento.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de conhecimento e preparação de parte dos docentes para lidar com alunos com algum tipo de deficiência visual é um obstáculo para a inclusão. Diantes disso, as faculdades de licenciaturas não se aprofundam em matérias para como o professor lide com pessoas deficientes visuais, tornando-se raso o ensino e prejudicando os discentes. Assim sendo, o conteúdo formalizado pela lei de diretrizes escolar poderia abranger muito além do que está previsto em relação ao ensino para pessoas com deficiências em geral, sabemos que o custo para a educação desses alunos é alto, porém com dinâmicas e um ensino acolhedor, minimizaria a falta de inclusão nas escolas.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, a normas que regem a inclusão de alunos com deficiência nas escolas e a falta de conhecimento dos professores são desafios a serem superados. Uma alternativa seria para ultrapassar esse obstáculo seria a união entre os pais, a escola e a comunidade, pois a família sabe lidar com as dificuldades dos jovens com alguma deficiência. A escola poderia implementar no ensino das matérias caixas de som, computadores com acessibilidade e dinâmicas para os dicentes deficientes. E por fim, a comunidade, associações e ONGs (Organizações Não Governamentais) conseguiram os equipamentos como computadores, caixas de som e televisores para a escola, pois seria uma fulga se somente dependermos do governo. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |